Região de Aveiro investe 3,5 milhões de euros na dragagem de 17 cais da ria

Região de Aveiro investe 3,5 milhões de euros na dragagem de 17 cais da ria
DR
| Norte
Porto Canal/Agências

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) vai avançar este ano com a dragagem de 17 cais da ria de Aveiro, num investimento de cerca de 3,5 milhões de euros.

O concurso público para a execução da "Proteção das margens da Ria e redução da erosão costeira com sedimentos provenientes das dragagens das bacias de 17 cais da Ria de Aveiro" foi publicado na quarta-feira em Diário da República e tem um prazo de execução previsto de oito meses.

A obra será financiada a 100% com fundos da iniciativa de Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-EU).

Em declarações à Agência Lusa, o presidente da CIRA, Ribau Esteves, disse que a empreitada abrange 17 cais nos municípios de Ílhavo, Vagos, Estarreja, Murtosa e Ovar, no distrito de Aveiro, que “têm necessidade de ser desassoreados”.

“A esmagadora maioria destes cais está em pontas de canais secundários da ria que são muito mais propícios ao depósito de matéria sólida”, explicou o autarca, acrescentando que esta operação “vai melhorar as condições de navegabilidade e de renovação da água destes 17 cais”.

O também presidente da Câmara de Aveiro referiu que o projeto inicial previa a dragagem de 22 cais, mas foram retirados cinco, porque "carecem de estudo de impacto ambiental e não há tempo para a sua realização", uma vez que o REACT-EU "tem como obrigação ter as operações terminadas até ao final do presente ano”.

Os sedimentos provenientes das dragagens serão usados para reforçar as praias e as margens da ria de Aveiro ameaçadas pelas cheias, contribuindo para a redução da erosão costeira e promoção da reposição do equilíbrio na dinâmica sedimentar ao longo da costa.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.