Matemático argelino é o cérebro em operação de burla. Já foram lavados dez milhões de euros em Portugal.

Matemático argelino é o cérebro em operação de burla. Já foram lavados dez milhões de euros em Portugal.
| País
Porto Canal

Um grupo composto por um argelino e sete portugueses usavam Portugal para lavar parte dos milhões desviados de empresas multinacionais.

Um matemático argelino foi detido pela Polícia Judiciária do Poto (PSP) por suspeita de a comandar uma operação de branqueamento de capitais provenientes de fraudes milionárias a multinacionais húngaras, alemãs e francesas. Este cidadão encontrava-se com sete cúmplices, todos de nacionalidade portuguesa e, só em Portugal, através de 30 empresas, terão movimentado cerca de dez milhões de euros.

As vítimas destas burlas realizadas através do “Business Email Compromise” eram empresas estrangeiras. Segundo o Jornal de Notícias (JN), os suspeitos obtinham dados de fornecedores e, mais tarde, utilizavam a sua identidade para reclamarem o pagamento de faturas. Apurado pelo mesmo jornal, só na Hungria foram embolsados 25 milhões de euros.

As transferências de dinheiro eram feitas para contas de firmas portuguesas controladas pelo grupo que, de acordo com os investigadores, usavam Portugal para lavar parte do dinheiro desviado.

De acordo com a JN, o núcleo do grupo é composto por três pessoas, duas das quais possuem nacionalidade portuguesa residem entre a Póvoa de Varzim e o Porto.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.