Estudantes universitários do Porto propõem “ligação dourada” no polo do Campo Alegre

Porto Canal
Quatro estudantes do Mestrado em Arquitetura Paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) projetam um passadiço dourado que sobe até à copa das árvores e promove uma vista privilegiada sobre o Rio Douro.
Os académicos propõem um percurso pedonal alternativo entre a FCUP, o planetário do Porto e a Faculdade de Arquitetura (FAUP), que promova o contacto entre os estudantes das diferentes faculdades.
O passadiço seria idealmente construído em aço de forma a suportar a variação térmica e a radiação solar e montado através de peças prefabricadas, de forma a não prejudicar tanto a vegetação, explica um dos autores do projeto ao Público.
Durante seis meses, o grupo estudou intensivamente a técnica japonesa kintsugi que une pedaços de porcelana com ouro e atribui essa tonalidade dourada à ponte.
Além do passadiço dourado, o grupo idealizou ainda uma ligação da infraestrutura ao Estádio Universitário e ao Jardim Botânico do Porto. Esta ideia foi inspirada num esboço de 2013, no qual uma ponte sobre a Via de Cintura Interna ligava o Estádio Universitário ao Jardim Botânico do Porto.
Com este projeto, os alunos esperam despertar interesse na autarquia para criar um espaço verde que una os estudantes.
O passadiço idealizado por Mayara Mendes, Alex Albuquerque, Isabelle Freitas e Mariana Horta é um dos 12 finalistas da Streetlife Design, a maior competição internacional para futuros arquitetos paisagistas. Os vencedores ganham prémios que variam entre os mil e os 7000 euros.