Estudantes universitários do Porto propõem “ligação dourada” no polo do Campo Alegre

Estudantes universitários do Porto propõem “ligação dourada” no polo do Campo Alegre
| Porto
Porto Canal

Quatro estudantes do Mestrado em Arquitetura Paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) projetam um passadiço dourado que sobe até à copa das árvores e promove uma vista privilegiada sobre o Rio Douro.

Os académicos propõem um percurso pedonal alternativo entre a FCUP, o planetário do Porto e a Faculdade de Arquitetura (FAUP), que promova o contacto entre os estudantes das diferentes faculdades.

O passadiço seria idealmente construído em aço de forma a suportar a variação térmica e a radiação solar e montado através de peças prefabricadas, de forma a não prejudicar tanto a vegetação, explica um dos autores do projeto ao Público.

Durante seis meses, o grupo estudou intensivamente a técnica japonesa kintsugi que une pedaços de porcelana com ouro e atribui essa tonalidade dourada à ponte.

Além do passadiço dourado, o grupo idealizou ainda uma ligação da infraestrutura ao Estádio Universitário e ao Jardim Botânico do Porto. Esta ideia foi inspirada num esboço de 2013, no qual uma ponte sobre a Via de Cintura Interna ligava o Estádio Universitário ao Jardim Botânico do Porto.

Com este projeto, os alunos esperam despertar interesse na autarquia para criar um espaço verde que una os estudantes.

O passadiço idealizado por Mayara Mendes, Alex Albuquerque, Isabelle Freitas e Mariana Horta é um dos 12 finalistas da Streetlife Design, a maior competição internacional para futuros arquitetos paisagistas. Os vencedores ganham prémios que variam entre os mil e os 7000 euros.

 

+ notícias: Porto

‘SharkTank’ da Faculdade de Economia do Porto. Universitários lançam desafio a jovens do secundário

Um grupo de 38 alunos da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) desafiou 70 estudantes do ensino secundário, de oito escolas do Norte do país, a desenvolverem um negócio e a tentarem vendê-lo na baixa da cidade Invicta, esta quarta-feira.

Metro do Porto anuncia reforço de operação para a Primavera

A Metro do Porto anunciou esta sexta-feira que irá fazer “alguns ajustes na operação” a partir da próxima segunda-feira, dia 3 de abril. Em comunicado, a empresa disse que a procura pelo Metro do Porto nos primeiros meses de 2023 já superou “aquela que foi registada durante o período homólogo de 2022 e de 2019”.

440 católicos escrevem carta a criticar a falta de decisões do bispo do Porto

Cerca de 440 católicos escreveram uma carta aberta ao Bispo do Porto para reclamar a falta de urgência demonstrada na tomada de decisões pela diocese.