Porto distinguido com prémio Cidades Europeias do Futuro

Porto distinguido com prémio Cidades Europeias do Futuro
| Porto
Porto Canal

O prémio distinguiu a estratégia de atração de investimento do município, colocando o Porto no topo das Cidades Europeias do Futuro. A distinção é feita pela fDi Intelligence, do Financial Times, e entregue ao presidente da Câmara, Rui Moreira, e ao vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente.

A cerimónia decorreu no âmbito do MIPIM, que reúne esta semana, em Cannes, mais de seis mil investidores e instituições financeiras internacionais.

Em causa está o trabalho desenvolvido pela InvestPorto, com uma estratégia municipal de atração de talento, startups e empresas internacionais.

Em 2022 foram captados para a cidade cerca de 433 milhões de euros em investimento direto, mais do dobro do ano anterior, potenciando 1380 empregos diretos. Daí, no ranking do Financial Times, o Porto ter liderado na categoria "FDI strategy – Large cities", à frente de cidades como Birmingham ou Manchester (Inglaterra), Glasgow (Escócia), Antuérpia (Bélgica), Katowice (Polónia), Izmir ou Adana (Turquia), Gotemburgo (Suécia) e Bilbao (Espanha).

Para a atribuição deste prémio foram comparadas as estratégias de promoção de investimento de 90 cidades e regiões, considerando critérios como o perfil e o número de investimentos estrangeiros atraídos nos últimos 12 meses, os setores de atividade em maior crescimento e os resultados das políticas locais em matéria de atração de talento, resiliência energética e sustentabilidade.

Antes de alcançar o topo das Cidades Europeias do Futuro do fDi Intelligence, o Porto já havia conquistado a 8.ª posição em 2018/19, a 5.ª na edição de 2020/21 e o terceiro lugar no pódio no ranking apresentado pelo Financial Times na última edição, 2022/23.

+ notícias: Porto

“A ‘cidade-negócio’ vai-se descaracterizando completamente perdendo interesse até para turistas”

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançou o Porto Canal na manhã desta sexta-feira. À esquerda, os vereadores da oposição da Câmara do Porto lamentam que a cidade se vá ‘descaracterizando’.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

Atropela homem no Porto depois de lhe serem negadas bebidas num bar

Aconteceu na rua D. João IV, no Porto, na madrugada desta quinta-feira. Um homem de aproximadamente 30 anos ficou ferido com gravidade após ter sido intencionalmente atropelado. A notícia está a ser avançada pelo Correio da Manhã.