Homem de 57 anos condenado por 101 crimes de abuso sexual

| Norte
Porto Canal

O proprietário de uma livraria em Vila Real foi condenado a 38 anos de cadeira por abusar sexualmente uma menina mais de 100 vezes. Apesar disso, o tribunal aplicou-lhe uma pena suspensa de 4 anos.

António Alves, o dono da livraria 'Traga Mundos', em Vila Real, foi acusado de 531 crimes de abuso sexual de crianças na forma agravada, dos quais foi vítima uma menina que tinha 8 anos quando começou a ser abusada. O homem acabou por ser condenado por 101 crimes de índole sexual

De acordo com o coletivo do tribunal de Vila Real a que o Justiça às Claras teve acesso, o homem “não interiorizou que os atos que cometeu são crimes”, nem tem “consciência critica” ou “assumiu as responsabilidades”, culpando a mãe da vítima e o sistema judicial. Na avaliação psicológica ao comerciante não foram registados níveis de psicopatia, nem desvio sexual.

Relativamente à repetição dos crimes, os técnicos afirmam que estes têm um baixo risco de violência sexual, mesmo que não seja nula.

Apesar da livraria onde António Alves trabalha possuir uma área infantil, local que a vítima frequentava, o tribunal de Vila Real não tomou qualquer medida preventiva em relação a outras crianças e não foi aplicada nenhuma pena acessória quanto ao contacto com crianças. Atualmente, o homem não está impedido de se aproximar da vítima, nem de manter o contacto com a mesma.

O arguido tem de pagar cerca de cinco mil euros aos dois hospitais onde a vítima foi tratada devido aos crimes que sofreu, além dos 12.500 euros de indemnização à menina, valor inferior ao que a mãe da criança pedia no inicio do julgamento.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.