Oito detidos por crime económico no Porto

| Porto
Porto Canal

Oito pessoas foram detidas por crimes económicos no Porto.

A informação foi avançada esta quarta-feira de manhã pela Polícia Judiciária. Em comunicado explicam que a PJ, através da Diretoria do Norte, realizou esta terça-feira “uma operação policial para cumprimento de oito mandados de detenção e de trinta e quatro buscas domiciliárias e não domiciliárias, pela presumível prática dos crimes de Burla Qualificada, Fraude Fiscal, Falsidade Informática, Acesso Ilegítimo e Branqueamento”.

A operação decorreu no âmbito de um inquérito titulado pelo DIAP Regional do Porto.

De acordo com o documento, a ação “visou uma organização criminosa transnacional, responsável por um numero ainda indeterminado de Burlas Informáticas perpetradas em diversos países europeus, utilizando o “modus operandi” conhecido como Business Email Compromise (BEC)”.

A ação teve lugar nos concelhos do Porto, Ovar, Póvoa do Varzim, Vila Nova de Famalicão, Braga, Vila Nova de Gaia, Maia, Paredes, Gondomar, Azeitão, Seixal, Viana do Castelo e envolveu cerca de 76 Inspetores da Polícia Judiciária, 10 Especialistas de Polícia Cientifica e 2 Seguranças da Polícia Judiciária, e contou com a participação de elementos da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo

Foram ainda apreendidos vários documentos e material informático, assim como cartões bancários e terminais de pagamento automático (TPA) móveis.

Os oito detidos são todos do sexo masculino, sendo que sete são de nacionalidade portuguesa e vão hoje ser presentes à autoridade judiciária competente, no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para primeiro interrogatório judicial.

+ notícias: Porto

Colisão rodoviária condiciona A28 junto a Esposende

Uma colisão rodoviária na autoestrada A28, em Esposende, está a condicionar o trânsito automóvel no sentido Porto-Viana do Castelo, confirmou ao Porto Canal fonte da Brigada de Trânsito de Viana do Castelo.

Universidade oferece curso de português a partir de viagem pelo coração do Porto

A Universidade do Porto anunciou esta quarta-feira a realização de um curso online que propõe dar a conhecer a língua portuguesa a partir de uma viagem virtual pelo “coração” do Porto, Património da Humanidade.

Choque em cadeia condiciona trânsito na VCI

Um choque em cadeia entre cinco veículos na VCI na zona de Paranhos, ao início da tarde desta quarta-feira, está a condicionar a circulação automóvel.