Recolha seletiva de resíduos no Porto aumentou em 2022 cerca de 20%

Recolha seletiva de resíduos no Porto aumentou em 2022 cerca de 20%
Filipa Brito/Porto.
| Porto
Porto Canal/Agências

A Câmara do Porto anunciou esta quarta-feira que a recolha seletiva de resíduos registou, em 2022, um aumento na ordem das 5.500 toneladas, o que se traduz numa subida próxima dos 20% (18,04%) face a 2021.

Em comunicado, a autarquia refere que no campo dos três fluxos de resíduos - plástico, papel e vidro - o aumento foi de 15,5%, colocando o Porto “numa posição de destaque”.

Já a recolha seletiva de resíduos orgânicos cresceu 59% no ano passado, um acréscimo de 3.200 toneladas face a 2021.

A Câmara do Porto realça o percurso que a cidade tem vindo a fazer no âmbito dos orgânicos, que, atualmente, representam mais de 37% dos resíduos produzidos pelas famílias e, como tal, a sua valorização tem “um forte impacto no desvio de resíduos que seriam, de outra forma, encaminhados para o indiferenciado”.

No que respeita aos utilizadores domésticos, estes resíduos orgânicos “representam uma média superior a 120 toneladas/mês, recolhidas pelas mais de 32 mil famílias envolvidas.

“De referir que, no cômputo geral, só neste setor, aliando o sistema de porta a porta e orgânico de proximidade, foram recolhidas mais de 1.450 toneladas em 2022”, acrescenta.

Segundo a autarquia, até ao final de 2023 prevê-se a cobertura integral da cidade, “reforçando a aposta do município na valorização destes resíduos em composto 100% natural, aplicado no enriquecimento de solos”.

Segundo os dados disponibilizados, já no que diz respeito às embalagens, cada munícipe separa, em média, cerca de 80 quilos/habitante por ano (kg/hab.ano), um valor que, esclarece a autarquia, representa “um crescimento de 10 quilos face a 2021, e acima da meta de 60kg/hab.ano”.

A autarquia diz ainda que o Porto pertence ao núcleo de cidades “Aterro 0”, enviando apenas 0,01% do total de resíduos produzidos para este destino.

“Simultaneamente, importa assinalar que este correto encaminhamento e valorização de resíduos permitiu evitar a emissão de cerca de 15 mil toneladas de CO2 equivalente para a atmosfera, reforçando o compromisso com a meta da neutralidade carbónica da cidade para 2030, em linha com os objetivos do Pacto do Porto para o Clima”, acrescenta.

+ notícias: Porto

Choque em cadeia condiciona trânsito na VCI

Um choque em cadeia entre cinco veículos na VCI na zona de Paranhos, ao início da tarde desta quarta-feira, está a condicionar a circulação automóvel.

Voluntários serviram mais de 200 mil refeições a sem-abrigos do Porto em 2023

Quinze organizações voluntárias entregaram mais de 224 mil refeições a pessoas em situação de sem-abrigo na cidade do Porto o ano passado, fruto de um investimento de 1,17 milhões de euros, revelou esta quarta-feira uma das entidades.

Cidadão estrangeiro detido por tentativa de homicídio no Porto

Um homem de 49 anos de idade de nacionalidade estrangeira foi detido, esta terça-feira, por ter cometido três crimes de homicídio qualificado na forma tentada no Porto, informou a Polícia Judiciária (PJ) em comunicado enviado às redações.