Polícia da Áustria alerta para possível ataque islamista em Viena

Polícia da Áustria alerta para possível ataque islamista em Viena
EPA
| Mundo
Porto Canal/Agências

"Existe uma ameaça não específica de agressão contra igrejas", alertou a polícia austríaca, com base em informações dos serviços secretos. Foi reforçada a segurança em vários edifícios e a presença de agentes na capital.

Sem revelar a origem das informações, a polícia comunicou à população da capital da Áustria que reforçou a segurança em vários edifícios e aumentou a presença de agentes na cidade, noticiou a agência norte-americana AP.

"Existe uma ameaça não específica de agressão contra igrejas", alertou a polícia austríaca na rede social Twitter.

"Como medida de precaução (...) os pontos de interesse foram colocados sob maior vigilância pelas forças policiais de operações regulares e especiais", disse.

A polícia "advertirá imediatamente através de todos os canais disponíveis" se houver um "perigo concreto para a população num local específico".

As autoridades ainda não sabem durante quanto tempo estarão em vigor as medidas especiais de segurança.

"Os polícias estão equipados com capacetes e coletes à prova de bala e espingardas de assalto. Realizarão atividades de vigilância e também controlos no tráfego rodoviário", disse o porta-voz da polícia Markus Dittrich à estação de rádio local Radio Wien.

Dittrich não deu mais pormenores sobre a origem da ameaça, mas disse que mais polícias serão vistos a patrulhar a proximidade das igrejas.

A polícia apelou às pessoas para que não divulguem imagens ou vídeos nas redes sociais de agentes policiais destacados para a operação.

Em 2020, um homem que tinha anteriormente tentado juntar-se ao grupo terrorista Estado Islâmico, matou quatro pessoas em Viena com uma espingarda automática.

O homem, que usava um colete explosivo falso, foi abatido pela polícia.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.