Ponte Luiz I está prestes a abrir ao trânsito. Infraestrutura resiste mais 30 anos

| Porto
Porto Canal

Os trabalhos na Ponte Luiz I devem terminar ainda este mês. Com o novo tabuleiro, a infraestrutura não precisará de nova intervenção durante 30 anos, pelo menos, garante a Infraestruturas de Portugal (IP).

A IP continua a apontar a conclusão das obras para dia 31 de março, mas ainda há trabalhos por terminar. Falta rematar a pintura, que está dependente das condições atmosféricas, e a instalação de um aparelho oleodinâmico na laje de transição do lado de Gaia, que permita que a ponte resista a sismos, de acordo com o JN.

Na pior das hipóteses, o trânsito abre na primeira semana de abril. No entanto, a diretora da fiscalização garante que estão “a fazer todos os possíveis para cumprir a data de final do mês”, em declarações ao JN.

Em cima da mesa estava a hipótese de que a circulação no tabuleiro inferior da ponte passasse a ser feita exclusivamente por peões. No entanto, os veículos vão poder continuar a circular na ponte, uma vez que o concurso público da travessia que iria encarregar-se de a substituir nessa função ficou deserto.

Para a reabilitação do tabuleiro inferior da ponte, foi feito um investimento de 4,2 milhões de euros, 900 mil euros mais caro do que estava inicialmente previsto, segundo adiantou a IP ao Porto Canal.

A empreitada deveria ter terminado e outubro de 2022, mas o prazo foi alargado meio ano devido à descoberta de elementos com “média a elevada corrosão” em quantidade superior ao expectável e aos constrangimentos no fornecimento de aço provocados pela Guerra na Ucrânia.

+ notícias: Porto

Matosinhos lança programa para promover habitação cooperativa a preços acessíveis

A Câmara Municipal de Matosinhos vai lançar um programa para promover a habitação cooperativa a preços acessíveis para famílias com dificuldades em arrendar casa e jovens que querem emancipar-se, segundo proposta a que a Lusa teve esta terça-feira acesso.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.