Submarino usado para o transporte de droga encontrado na Galiza

Submarino usado para o transporte de droga encontrado na Galiza
| Mundo
Porto Canal

Na passada segunda-feira, as autoridades espanholas encontraram um submarino a cerca de um quilómetro da costa de Vilaxoán, na ria de Arousa, Galiza. O submarino, construído para o transporte de cocaína entre a América do Sul e a Europa, foi encontrado sem vestígios de droga no interior.

Segundo o ‘El País’, através de elementos do Grupo de Especialistas da Guarda Civil em Atividades Subaquáticas a embarcação foi resgatada esta terça-feira. Apesar de não serem encontrados vestígios de droga, a Polícia espanhola suspeita que o submarino esteja relacionado com duas embarcações que encalharam na região e foram abandonadas há alguns dias.

Ainda assim, a Guarda Civil suspeita que este submarino transportou cerca de cinco mil quilos de cocaína e para determinar esse facto está a investigada a possibilidade de a droga ter sido retirada para fora do submarino antes que afundasse.

Tendo em conta informações avançadas pela polícia espanhola, o submarino tem cerca de 15 metros de comprimento e encontrava-se na posição vertical, o que dificultou o resgate.

Ao ‘El País’, as autoridades afirmam ainda que o submarino é muito idêntico ao que foi apreendido em 2019 e que será de fabricação sul-americana. Deste modo, as autoridades reforçam as suspeitas de que seria usado para o transporte de drogas.

Recorde-se que em novembro de 2019, foi encontrada uma embarcação idêntica carregada de cocaína. Na altura, o ‘Jornal de Notícias’ noticiou que o barco teria deixado Portugal apara entregar a droga na fronteira com Espanha, em Finisterra. No entanto, problemas com o combustível originaram a que o navio encalhasse.

+ notícias: Mundo

Papa Francisco deverá ter alta no sábado e vai “presidir à Semana Santa”

O Papa Francisco “sairá amanhã”, sábado, do hospital “para poder presidir a todos os ritos da Semana Santa”, garantiu o cardeal Giovanni Battista Re à agência italiana Adnkronos.

Jornalista americano acusado de espionagem pela Rússia fica preso até maio

Um jornalista americano do “The Wall Street Journal” foi acusado de espionagem pela Rússia e vai ficar em prisão preventiva até 29 de maio.

Turquia ratifica adesão da Finlândia à NATO

O parlamento turco ratificou a adesão da Finlândia à NATO, esta quinta-feira. O país foi o último, de um conjunto de 30 nações a ratificar a decisão, sendo que na segunda-feira (27) também a Hungria o havia feito.