Taxa de desemprego da OCDE permanece em mínimo de 4,9% em janeiro

Taxa de desemprego da OCDE permanece em mínimo de 4,9% em janeiro
| Mundo
Porto Canal/Agências

A taxa de desemprego da OCDE manteve-se em 4,9% em janeiro, pelo sétimo mês consecutivo neste mínimo desde o início da série em 2001.

Num comunicado divulgado esta terça-feira, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) precisa que a taxa de desemprego se manteve estável em 12 dos 38 países da OCDE, mas perto do nível mínimo em apenas sete países, incluindo Canadá, França, Alemanha e Estados Unidos.

O número de desempregados diminuiu para 33,2 milhões, permanecendo próximo do mínimo histórico atingido em julho de 2022.

Na União Europeia e na zona euro, a taxa de desemprego manteve-se estável, perto dos níveis mais baixos, em 6,1% e 6,7%, respetivamente.

No entanto, Portugal e a Lituânia registaram “aumentos acentuados”, de 0,3 pontos percentuais, refere a organização.

Em Portugal, a taxa de desemprego, que registou o mínimo de 5,1% em janeiro de 2001, subiu de 6,8% em dezembro para 7,1% em janeiro deste ano.

A taxa de desemprego manteve-se estável ou diminuiu em metade dos países da zona euro, com o maior declínio a ser observado na Grécia, onde a taxa de desemprego atingiu o nível mais baixo desde dezembro de 2009, regressando à trajetória descendente observada desde janeiro de 2022.

Fora da Europa, a taxa de desemprego caiu na Coreia e na Turquia, e manteve-se estável, em termos gerais, nos outros países da OCDE não europeus.

Pelo contrário, aumentou na Austrália e na Nova Zelândia.

Dados mais recentes mostram que em fevereiro de 2023 a taxa de desemprego subiu para 3,6% nos Estados Unidos, enquanto se manteve inalterada pelo terceiro mês consecutivo em 5,0% no Canadá.

Em janeiro de 2023, a taxa de desemprego das mulheres caiu ligeiramente de 5,2% para 5,1%, agora 0,5 pontos percentuais acima da taxa dos homens, que se manteve globalmente estável.

Contudo, o fosso agregado entre homens e mulheres no conjunto da OCDE esconde grandes diferenças entre os países.

Em relação aos homens, a taxa de desemprego das mulheres era mais elevada em 18 países da OCDE, com as maiores disparidades de género registadas na Colômbia, Costa Rica, Grécia, Espanha e Turquia.

Em contrapartida, a taxa de desemprego das mulheres era mais baixa em 16 países da OCDE.

Em janeiro de 2023, não se observaram disparidades de género na Áustria, Hungria, México, e Noruega.

A taxa de desemprego da OCDE era geralmente estável para trabalhadores mais jovens e trabalhadores com 25 ou mais anos de idade.

+ notícias: Mundo

Encontrados 450 quilos de bombas por deflagrar em escolas de Gaza

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos (UNRWA, na sigla em inglês) anunciou esta terça-feira ter encontrado bombas de 450 quilos não deflagradas em escolas, após a retirada das tropas israelitas de Khan Younès, sul da Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.