Uma em cada dez crianças adotadas é devolvida às instituições

Uma em cada dez crianças adotadas é devolvida às instituições
| País
Porto Canal

Uma em cada dez crianças adotadas ou em processo de adoção é devolvida às instituições, segundo os relatórios anuais CASA, Caraterização Anual da Situação de Acolhimento das Crianças e Jovens.

De acordo com os dados, em apenas oito anos, foram devolvidas às instituições 217 crianças em 1990 que foram adotadas. Isto significa que uma em cada dez é devolvida pela família adotiva.

No entanto, os números têm vindo a diminuir. Em 2014 foram devolvidas 948 crianças, enquanto que em 2015 foram entregues 824. Já entre 2019 e 2021, voltaram a ser institucionalizadas 407 crianças.

Ao Correio da Manhã, a investigadora principal do Grupo de Investigação e Intervenção em Acolhimento e Adoção, da Universidade do Porto, Maria Barbosa Ducharne, refere que faltam apoios necessários para as famílias depois da adoção. A investigadora explicou ao jornal que “é fundamental apoiar as famílias, com psicólogos, na saúde, na educação".

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.