Greve na CP. 102 comboios suprimidos até às 20 horas

Greve na CP. 102 comboios suprimidos até às 20 horas
| País
Porto Canal / Agências

Um total de 102 comboios foram suprimidos entre as 00h00 e as 20h00 deste domingo devido à greve de maquinistas, adiantou fonte da CP à agência Lusa.

O balanço da CP–Comboios de Portugal, enviado à Lusa, aponta para a supressão de 14,4% do total de comboios previstos (708), com maior impacto nos regionais, que alcançaram os 22,2%, equivalentes a 48 dos 216 comboios programados.

Nos urbanos do Porto foram suprimidos nove dos 139 previstos, enquanto nos urbanos de Lisboa, estavam programados 272, foram suprimidos 35 e efetuados 237.

Em Coimbra, a greve não teve impacto no período referenciado, tendo sido realizadas as 23 viagens previstas.

No longo curso, realizaram-se 48 das 58 ligações previstas, o que significa que dez comboios foram suprimidos.

A greve foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) contra a última proposta de aumentos salariais de 51 euros, que representa uma progressão média na carreira de 3,89%, que a estrutura sindical considera “claramente inaceitáveis".

Os trabalhadores decretaram “greve à prestação de todo e qualquer trabalho” das categorias representadas pelo SMAQ, desde as últimas horas do dia 9 e até às primeiras horas de dia 11.

Entre as 00h00 de dia 11 e as 23h59 de dia 17, foi convocada “greve à prestação de trabalho a todos os períodos normais de trabalho diários que tenham a duração prevista superior a sete horas e 30 minutos, para as categorias Maquinista ou Maquinista Técnico”.

Já entre as 00h00 do dia 11 e as 23h59 do dia 17, fazem “greve à prestação de trabalho a todos os períodos normais de trabalho diário que impliquem entradas e/ou saídas na sede entre as 00h00 e as 6h00, para as de Maquinista ou Maquinista Técnico”, e, entre as 00h00 do dia 14 e as 23h59 do dia 17, “greve a todos os períodos normais de trabalho que tenham a duração prevista superior a seis horas, para as categorias Inspetor de Tração ou Inspetor Chefe de Tração”.

O tribunal arbitral decretou serviços mínimos de cerca de 30% a nível nacional, bem como no que seja necessário à segurança e manutenção do equipamento e instalações e de serviços de emergência e comboios de socorro.

Em fevereiro, as greves convocadas por vários sindicatos da CP levaram à supressão de centenas de comboios por dia.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados