Greve suprime 44 dos 314 comboios previstos pela CP até às 12h

Greve suprime 44 dos 314 comboios previstos pela CP até às 12h
| País
Porto Canal / Agências

A greve de maquinistas obrigou à supressão de 44 dos 314 comboios programados para o período entre as 00:00 e as 12:00, tendo sido efetuados os restantes 270, segundo dados da CP – Comboios e Portugal.

O balanço da empresa aponta, assim, para a supressão de 14% do total de comboios previstos, sendo que no que respeita aos regionais, essa percentagem alcançou os 25,6%, com a supressão de 23 dos 90 comboios programados pela empresa.

Nos urbanos de Lisboa, estavam programados 130, foram suprimidos 13 e efetuados 117, ao passo que nos urbanos do Porto realizaram-se 56 dos 63 previstos, tendo sido suprimidos sete.

Em Coimbra, a greve não teve impacto neste período, tendo sido realizadas as nove viagens previstas.

No longo curso, realizaram-se 21 ligações, das 22 previstas, o que significa que apenas um comboio foi suprimido.

A greve foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ)contra a última proposta de aumentos salariais de 51 euros, que representa uma progressão média na carreira de 3,89%, que a estrutura sindical considera “claramente inaceitáveis".

Assim, os trabalhadores estiveram em “greve à prestação de todo e qualquer trabalho” das categorias representadas pelo SMAQ, desde as últimas horas do dia 09 e até às primeiras horas de dia 11.

Segundo o sindicato, entre as 00h de dia 11 e as 23h59 de dia 17, está convocada “greve à prestação de trabalho a todos os períodos normais de trabalho diários que tenham a duração prevista superior a sete horas e 30 minutos, para as categorias Maquinista ou Maquinista Técnico”.

Já entre as 00:00 do dia 11 e as 23h59 do dia 17, fazem “greve à prestação de trabalho a todos os períodos normais de trabalho diário que impliquem entradas e/ou saídas na sede entre as 00:00 e as 06:00, para as de Maquinista ou Maquinista Técnico”, e, entre as 00h00 do dia 14 e as 23h59 do dia 17, “greve a todos os períodos normais de trabalho que tenham a duração prevista superior a seis horas, para as categorias Inspetor de Tração ou Inspetor Chefe de Tração”.

O tribunal arbitral decretou serviços mínimos de cerca de 30% a nível nacional, bem como no que seja necessário à segurança e manutenção do equipamento e instalações e de serviços de emergência e comboios de socorro.

Em fevereiro, as greves convocadas por vários sindicatos da CP levaram à supressão de centenas de comboios por dia.

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.