Greve na CP suprime 30 dos 127 comboios programados entre as 00h e as 08h

Greve na CP suprime 30 dos 127 comboios programados entre as 00h e as 08h
| País
Porto Canal / Agências

A greve dos maquinistas da CP, que este domingo incide sobre o trabalho suplementar, obrigou a suprimir 30 dos 127 comboios previstos para o período entre as 00h e as 08h, segundo um balanço da empresa.

De acordo com os dados da CP – Comboios de Portugal, efetuaram-se 97 ligações ferroviárias das 127 programadas, pelo que a falha nos serviços de hoje rondou os 23,6%.

A maior incidência verificou-se nos regionais, em que dos 36 previstos, foram efetuados 25 e suprimidos 11 (30,6%).

Quanto aos urbanos de Lisboa, estavam programados 58, foram suprimidos 13 e efetuados 45; os urbanos do Porto eram 26, mas só se realizaram 17, tendo sido suprimidos seis.

Em Coimbra, a greve não teve impacto neste período, tendo sido realizadas as duas viagens previstas.

O mesmo se passou com os oito comboios de longo curso programados, que saíram todos, como previsto.

A greve foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ)contra a última proposta de aumentos salariais de 51 euros, que representa uma progressão média na carreira de 3,89%, que a estrutura sindical considera “claramente inaceitáveis".

Assim, os trabalhadores estiveram em “greve à prestação de todo e qualquer trabalho” das categorias representadas pelo SMAQ, desde as últimas horas do dia 09 e até às primeiras horas de dia 11, passando depois a vigorar uma greve ao trabalho suplementar.

Segundo o sindicato, entre as 00:00 de dia 11 e as 23h59 de dia 17, está convocada “greve à prestação de trabalho a todos os períodos normais de trabalho diários que tenham a duração prevista superior a sete horas e 30 minutos, para as categorias Maquinista ou Maquinista Técnico”.

Já entre as 00h do dia 11 e as 23h59 do dia 17, fazem “greve à prestação de trabalho a todos os períodos normais de trabalho diário que impliquem entradas e/ou saídas na sede entre as 00:00 e as 06:00, para as de Maquinista ou Maquinista Técnico”, e, entre as 00h do dia 14 e as 23h59 do dia 17, “greve a todos os períodos normais de trabalho que tenham a duração prevista superior a seis horas, para as categorias Inspetor de Tração ou Inspetor Chefe de Tração”.

O tribunal arbitral decretou serviços mínimos de cerca de 30% a nível nacional, bem como no que seja necessário à segurança e manutenção do equipamento e instalações e de serviços de emergência e comboios de socorro.

Em fevereiro, as greves convocadas por vários sindicatos da CP levaram à supressão de centenas de comboios por dia.

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.