Santos Silva acredita que Igreja vai “tomar as medidas necessárias para que esta página possa ser virada”

Santos Silva acredita que Igreja vai “tomar as medidas necessárias para que esta página possa ser virada”
| País
Porto Canal / Agências

O presidente da Assembleia da República disse que confia que a Igreja Católica Portuguesa saberá superar o problema dos abusos sexuais e que os responsáveis tomarão as medidas necessárias para um virar de página.

Em Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, onde esteve para inaugurar a Festa do Queijo, Augusto Santos Silva referiu que a Igreja Católica Portuguesa foi “assolada por um escândalo horrível” e que confia que os seus responsáveis para “tomar as medidas necessárias para que esta página possa ser virada”.

"Confio em que a Igreja saiba superar esse problema, agindo. Há várias propostas que tem sido feitas quer no interior da Igreja quer na comissão independente e julgo que os responsáveis vão tomar as medidas necessárias para que esta página possa ser virada", declarou.

Salientando que é preciso separar o que são “instituições seculares e conjunturas difíceis”, a segunda mais alta figura do Estado frisou que o país precisa da Igreja Católica.

“Não do ponto de vista confessional, mas para que os nossos idosos tenham apoio, as IPSS continuem a florescer e para que as pessoas mais desvalidas tenham, às vezes, uma palavra de carinho e de conforto”, salvaguardou Augusto Santos Silva.

A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica validou 512 testemunhos, apontando, por extrapolação, para pelo menos 4.815 vítimas. Vinte e cinco casos foram enviados ao Ministério Público, que abriu 15 inquéritos, dos quais nove foram arquivados.

Os testemunhos referem-se a casos ocorridos entre 1950 e 2022, o espaço temporal abrangido pelo trabalho da comissão.

No relatório, divulgado em fevereiro, a comissão alertou que os dados recolhidos nos arquivos eclesiásticos sobre a incidência dos abusos sexuais “devem ser entendidos como a ‘ponta do iceberg’” deste fenómeno.

A comissão entregou aos bispos diocesanos listas de alegados abusadores, alguns ainda no ativo.

Nos últimos dias, várias dioceses anunciaram a suspensão de sacerdotes, enquanto decorrem investigações sobre alegados casos de abuso por eles praticados.

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Já é possível viajar do Porto até ao aeroporto de Lisboa com a FlixBus

A partir de agora, é possível viajar com a FlixBus para os três principais aeroportos do país. Além do Porto e Faro, o aeroporto de Lisboa agora faz parte da extensa rede nacional e internacional da FlixBus em Portugal, com uma conexão direta ao internacional de Madrid-Barajas. A companhia de transporte anunciou esta novidade esta quarta-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".