Ministério Público acusa dois homens de matar idoso de 83 anos em no Porto

Ministério Público acusa dois homens de matar idoso de 83 anos em no Porto
| Porto
Porto Canal / Agências

O Ministério Público (MP) acusou dois homens de terem matado um idoso de 83 anos no Bairro Pinheiro Torres, no Porto, em novembro de 2021, adiantou esta sexta-feira a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGR-P).

Além de acusados por um crime de homicídio qualificado, o MP indiciou ainda os dois homens, juntamente com mais dois, de um crime de roubo agravado, referiu a procuradoria na sua página oficial da Internet.

Os dois suspeitos acusados da morte do idoso, detidos em agosto de 2022, aguardam julgamento em prisão preventiva, enquanto os outros dois estão em liberdade.

Segundo a acusação do MP, um dos suspeitos era conhecido da vítima, sabendo que, para além do idoso de 83 anos residir sozinho com a esposa de 92 anos que se encontrava acamada, possuía, também, grandes quantias de dinheiro em casa dado fazer empréstimos com frequência. Este terá sido o principal motivo para o sujeito ter combinado com os outros três arguidos apoderarem-se do dinheiro e bens deste.

Dessa forma, considerou o MP, a 19 de novembro de 2021, que os quatro suspeitos ter-se-ão deslocado à casa da vítima no Bairro Pinheiro Torres, tendo dois deles ficado no carro para “fugir rapidamente” e outros dois entrado na habitação. No interior desta, os alegados homicidas terão agredido o idoso a murro e, com medo que este os viesse a denunciar, terão amordaçá-lo e amarrado com toalhas, colocando-o na casa de banho sem que se pudesse mexer e respirar normalmente, sustentou a acusação. Acrescentou ainda que, em seguida, os arguidos terão percorrido as várias divisões da casa e remexido gavetas, tendo levado dinheiro, ouro e outros bens.

“Na posse dos bens e conscientes que a vítima iria falecer, os arguidos abandonaram a residência, vindo a repartir os artigos furtados com os demais arguidos”, especificou o MP.

Segundo a acusação, a morte do idoso terá sido provocada pela “atuação dos arguidos e asfixia mecânica por obstrução da via aérea com oclusão glótica por prótese dentária”.

+ notícias: Porto

Reabilitação da Ponte da Arrábida vai custar 5,5 milhões de euros

A reabilitação da face interior do tabuleiro e pilares da Ponte da Arrábida, que une o Porto e Vila Nova de Gaia, custará até 5,5 milhões de euros à Infraestruturas de Portugal (IP), segundo um despacho esta quinta-feira publicado.

Funicular dos Guindais vai continuar encerrado

Desativado a 6 de novembro de 2023, para obras de manutenção que estariam concluídas no primeiro trimestre de 2024, o funicular dos Guindais ainda não tem data prevista para voltar a circular pela escarpa que lhe deu nome.

Nova fase das obras do 'metrobus' entre Boavista e Marechal arranca segunda-feira

A nova fase das obras do 'metrobus' do Porto entre as avenidas da Boavista e Marechal Gomes da Costa arranca na próxima segunda-feira, divulgou hoje a Metro do Porto.