José Luís Carneiro saúda decisão do Porto sobre novo regulamento da Movida

| Porto
Porto Canal

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, defende que “foi uma boa decisão dos órgãos municipais do Porto” a adoção do novo regulamento da Movida. José Luís Carneiro avança que “havia regras que podiam ser adotadas, que estão a ser adotadas” que, espera, “vão ter resultados muito positivos”, disse o ministro em Bragança.

Questionado os serviços remunerados durante a noite por parte de agentes da PSP, José Luís Carneiro defende que “não devemos colocar a polícia a ser remunerada por interesses particulares, nomeadamente no período noturno”.

Confrontado com os serviços remunerados em estabelecimentos comerciais, como supermercados, o ministro da Administração Interna justifica com os “níveis de ameaças e de riscos, em que há fluxos cuja natureza exige uma independência, uma isenção e uma imparcialidade a toda a prova, portanto não podemos colocar a PSP, que é uma polícia que tem uma função crucial de soberania do Estado a ser remunerada por parte dos interesses privados”, frisou.

José Luís Carneiro lembrou que “no ano que passou, colocamos mais de 180 polícias no comando metropolitano do Porto, desses 180, 50 foram dedicados exclusivamente a fazer policiamento de proximidade”, referindo que há operacionais suficientes.

O novo regulamento da Movida foi aprovado a 19 de dezembro e entrou em vigor no primeiro dia de março.

As alterações baseiam-se no alargamento do perímetro considerado como movida e na redução do horário de encerramento dos estabelecimentos comerciais, em certas artérias da cidade.

José Luís Carneiro esteve esta segunda-feira em Bragança para assinalar os 147 anos do Comando Distrital da PSP de Bragança.

+ notícias: Porto

Aprovado programa para reabilitação urbana em Azevedo de Campanhã no Porto

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, com a abstenção da CDU, o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana a desenvolver nos próximos 10 anos em Azevedo Campanhã, na zona oriental da cidade.

Metro do Porto divulga novas imagens dos trabalhos da Linha Rosa

A Metro do Porto divulgou esta terça-feira novas imagens das obras do túnel que integra a Linha Rosa.

Um ano depois, 37 detidos na Pasteleira foram acusados pelo Ministério Público

O Departamento de Investigação e Ação Penal do Ministério Público do Porto acusou 37 arguidos da investigação à rede de tráfico de droga do bairro da Pasteleira Nova, avança o Correio da Manhã.