Família Costa troca acusações sobre habitação. Pedro, filho de António, visa o tio Ricardo

Família Costa troca acusações sobre habitação. Pedro, filho de António, visa o tio Ricardo
| Política
Porto Canal

Pedro Costa, filho do primeiro-ministro António Costa e presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique, em Lisboa, criticou o artigo de Ricardo Costa, diretor da SIC, no semanário Expresso.

Na edição desta sexta-feira do semanário Expresso, Ricardo Costa foi contundente na forma como olhou para os planos do governo para a habitação e, em particular, para declarações recentes da ministra da habitação Marina Gonçalves.

“É simpático dizer que todos temos direito a viver no centro das cidades. Mas é tonto e impossível de cumprir”, começou por dizer o responsável editorial do grupo Impresa e diretor da SIC. A referência a Marina Gonçalves está implícita: em setembro de 2022, a então Secretária de Estado da Habitação, que mais tarde viria a assumir o novo ministério, após a demissão de Pedro Nuno Santos, afirmou que “toda a gente tem direito a viver nas zonas mais caras de Lisboa” e que “cabe ao Estado dar essa hipótese.”

Ricardo Costa foi mais longe e aponta: “Enquanto se bate com a mão no peito quando se aclama o desígnio da habitação era importante forçar a variável dos transportes para que todos vivamos melhor.”

O socialista Pedro Costa, presidente da junta de freguesia de Campo de Ourique e filho de António Costa não gostou das palavras escolhidas por Ricardo Costa, meio-irmão do primeiro-ministro. “O desespero argumentativo: “tonto”, “impossível”, “bater no peito.” Pelo meio ignoramos o plano nacional da ferrovia, a expansão do metro, o LIOS, a revolução dos passes”, lembra Pedro Costa. Mas o sobrinho de Ricardo Costa, identificado com a ala mais à esquerda do Partido Socialista, vai mais longe em defesa do governo e da nova política de habitação da ministra Marina Gonçalves: “O Expresso não larga a sua campanha de desinformação sobre a habitação e passou para a mobilidade, parabéns.”

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.