Campeonato do Mundo de Ralicross arranca no Norte de Portugal

Campeonato do Mundo de Ralicross arranca no Norte de Portugal
| Norte
Porto Canal

A prova inaugural do mundial da modalidade acontece de 3 a 4 de junho no Circuito Internacional de Montalegre.

A pista recebe pela oitava vez o Mundial de Ralicross no ano em que celebra o 25º aniversário, marcando também o regresso à abertura do Campeonato do Mundo.

Inicialmente a prova de Montalegre estava agendada para o final de agosto, contudo “o promotor do World RX e a FIA solicitaram a alteração da data para o início de junho”, revela o Circuito Internacional de Montalegre em comunicado enviado às redações. A alteração está já confirmada após ter havido a “respetiva concordância do Município de Montalegre (entidade promotora do evento), do Clube Automóvel de Vila Real (organizador desportivo) e da FPAK”.

O circuito vai ser também o palco do teste oficial de pré-temporada, “que trará a Portugal todas as equipas e pilotos do FIA World RX, uma semana antes da prova”, lê-se no comunicado.

"Queremos voltar a ter milhares de pessoas em Montalegre no fim de semana de 3 e 4 de junho, num evento que é verdadeiramente ibérico, pois temos sempre muitos adeptos espanhóis no nosso circuito, além de toda a visibilidade internacional que o FIA World RX acarreta. Toda a 'caravana' de equipas, pilotos e organização do campeonato estarão em Montalegre uma semana mais cedo do que o habitual, para o teste oficial, o que é sempre um estímulo importante para o nosso território. Há condições para que esta seja uma das melhores provas do Mundial em Montalegre nos últimos anos", afirmou Fátima Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, citada no comunicado.

O novo calendário vai passar por três continentes, Europa, África e Ásia. A época abre no final de abril, na Hungria, numa prova que pontua para o Campeonato da Europa (RX1 e RX3) e que antecede o arranque do Mundial, em Portugal.

Há regressos europeus ao Mundial, como Lydden Hill (Reino Unido), Mettet (Bélgica) e Estering (Alemanha), assim como a prova na Cidade do Cabo, na África do Sul, a 7 e 8 de outubro. 

O Campeonato do Mundo termina na Ásia, em novembro, num evento que ainda não é conhecido.

Porto Canal

Calendário FIA World RX 2023

Abril 29-30 Euro RX1/RX3 Euro RX of Hungary, Nyirád
Junho 3-4 Ronda 1 World RX of Portugal, Montalegre
Junho 17-18 Ronda 2 World RX of Norway, Hell
Julho 1-2 Ronda 3 World RX of Sweden, Höljes
Julho 22-23 Ronda 4 World RX of United Kingdom, Lydden Hill
Agosto 5-6 Ronda 5 World RX of Benelux, Mettet 
Agosto 19-20 Ronda 6 World RX of Germany, Estering
Outubro 7-8 Rondas 7/8 World RX of South Africa, Cape Town 
Novembro 11-12 Rondas 9/10 (a anunciar), Ásia

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.