Hospital de Guimarães é um dos melhores no combate de doenças lisossomais na Europa

Hospital de Guimarães é um dos melhores no combate de doenças lisossomais na Europa
| Norte
Porto Canal

Esta sexta-feira foi divulgado que o Centro de Referência de Doenças Lisossomais de Sobrecarga do Hospital de Guimarães é considerado o maior centro de referência nacional na área.

O Centro de Referência de Doenças Lisossomais de Sobrecarga do Hospital de Guimarães, atualmente, possui uma ampla equipa multidisciplinar de profissionais de saúde que faz o acompanhamento de mais de 300 doentes com patologias raras, destacando-se a Doença de Fabry.

Segundo um comunicado do Hospital de Guimarães enviado à imprensa, a coordenadora do Centro de Referência de Doenças Lisossomais de Sobrecarga do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, Olga Azevedo, foi eleita, unanimamente, como presidente da Comissão Coordenadora de Tratamento de Doenças Lisossomais de Sobrecarga em Portugal.

Seguindo a mesma fonte, “na região de Guimarães está documentado um efeito fundador desta doença, o que torna o Hospital de Guimarães o maior centro de referência nacional e um dos maiores da Europa na área da doença de Fabry”.

É ainda possível ler-se na nota de imprensa que “o Centro de Referência de Doenças Lisossomais de Sobrecarga do Hospital de Guimarães é membro da Rede Europeia de Referenciação de Doenças Hereditárias do Metabolismo (MetabERN), prestando cuidados de saúde de excelência aos doentes com doenças lisossomais de sobrecarga e desenvolvendo investigação com impacto internacional nesta área”.

A Comissão Coordenadora de Tratamento de Doenças Lisossomais de Sobrecarga é a comissão responsável pela avaliação dos pedidos de tratamento de doenças lisossomais, e também pela monitorização de todos os doentes sob tratamento específico de doenças lisossomais em Portugal.

+ notícias: Norte

Incêndio em habitação provoca dois feridos em Gondomar

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Atualização do estado das vítimas do incêndio em Rio Tinto

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, um deles em estado grave, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.