‘Caldo entornado’ no PS Gondomar. Marco Martins e Isabel Santos desentendem-se devido à desagregação de freguesias

‘Caldo entornado’ no PS Gondomar. Marco Martins e Isabel Santos desentendem-se devido à desagregação de freguesias
| Norte
Porto Canal

O presidente do PS Gondomar, Marco Martins, que assume também a presidência da autarquia afirmou que Isabel Santos “em Gondomar é uma mera militante, como os outros 2500”.

Ouvido pelo Porto Canal, após a desvinculação da eurodeputada da secção de Gondomar do Partido Socialista, à qual estava ligada há 32 anos, Marco Martins diz que “quem não convive com a democracia salta fora do barco”.

A eurodeputada Isabel Santos desvinculou-se do PS Gondomar após a Assembleia Municipal ter reprovado, com 23 votos afetos ao PS, a desagregação da União de Freguesias de São Cosme, Jovim e Valbom, noticiou a Lusa esta quinta-feira.

Em declarações ao Porto Canal, a eurodeputada Isabel Santos refere que a desvinculação é uma questão de coerência. “Atuei em coerência com aquilo que são os meus princípios, com aquilo que entendo que deve ser o respeito democrático pela vontade expressa pelos cidadãos e pelos órgãos, neste caso pelos órgãos de freguesia, porque tinha havido um voto favorável a esta desagregação na Assembleia de Freguesia”, frisou.

A Câmara de Gondomar, de maioria PS, aprovou a 22 de fevereiro um parecer que desaconselha a desagregação da União de Freguesias que integra São Cosme, Jovim e Valbom. Isabel Santos, deputada europeia e figura histórica do partido socialista, teceu duras críticas à decisão do executivo liderado por Marco Martins.

Através de uma publicação na rede social Facebook, a gondomarense tornou público o seu desagrado pelo “desrespeito manifestado face à vontade expressa da população”.

Em resposta às críticas, Marco Martins reage “com total desprezo” atirando que “em Gondomar nenhum cidadão sofreu nada com a agregações, os serviços não só mantiveram todo o funcionamento como melhoraram”.

“Lamento profundamente que um eleito pelo povo despreze a vontade dos seus eleitores”, atira Isabel Santos, referindo que “aquilo que tinha a fazer em consciência e em coerência fiz, como aliás tinha anunciado segunda-feira à noite, em plena Assembleia Municipal, como cidadã, porque só lá fui como cidadã”.

Isabel Santos frisou que a saída do PS Gondomar “não significa que sai do partido”, recordando, a propósito, “que foi o PS que esteve na linha da frente desta lei [da desagregação das freguesias]”.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.