PSI20 abre a cair 4,60% para os 5.275,94 pontos

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 jul (Lusa) -- O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, abriu hoje em queda acentuada de 4,60%, para os 5.275,94 pontos.

A queda acentuada de hoje acontece num período de instabilidade política em Portugal, com a demissão dos ministros das Finanças, Vítor Gaspar, e de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

Paulo Portas apresentou na terça-feira a demissão através de uma carta na qual contesta a escolha de Maria Luís Albuquerque para a pasta das Finanças, depois de a saída de Vitor Gaspar, com quem tinha "conhecidas diferenças políticas".

Na terça-feira, a bolsa de Lisboa encerrou a cair 1,50% para 5.530,42 pontos, numa Europa mista, com o setor financeiro a apresentar as maiores perdas na sessão e o BCP a perder mais de 5 por cento.

Entre as 20 cotadas que compõem o índice de referência da praça lisboeta, o PSI20, treze encerraram em queda, uma fechou inalterada (Espírito Santo Financial Group, nos 5,22 euros) e seis ganharam valor.

A liderar as perdas da sessão estão os títulos do BCP que caíram 5,1% para 0,09 euros. O BES recuou 4,23% para 0,61 euros, o BPI cedeu 3,12% para 0,9 euros e o Banif desvalorizou 1,08% para 0,09 euros.

DD (SMS/SMA/ATF/PDF) // HB

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.