Assembleia Municipal rejeita desagregação de União de Freguesias de Gondomar

Assembleia Municipal rejeita desagregação de União de Freguesias de Gondomar
| Norte
Porto Canal/Agências

A Assembleia Municipal de Gondomar rejeitou na terça-feira à noite a desagregação da União de Freguesias de São Cosme, Jovim e Valbom, seguindo o parecer aprovado na última reunião de câmara, de maioria socialista.

Com 23 votos contra, os 16 deputados eleitos pelo PS, bem como os sete presidentes de união de freguesia e juntas daquele concelho do distrito do Porto, votaram contra a proposta desencadeada por um movimento de cidadãos e que recolheu mais de 1.500 assinaturas.

A proposta de desagregação recolheu 16 votos a favor, distribuídos pelo PSD/CDS (8), BE (2), CDU (4), Chega (1) PAN (1), enquanto a IL optou pela abstenção.

A reunião da Assembleia Municipal começou com a intervenção do público, período em que a eurodeputada do PS Isabel Santos pediu “coerência” aos deputados socialistas que em 2012 se manifestaram contra a ‘Lei Relvas’, como ficou então conhecida a legislação que levou à agregação de freguesias no país.

Isabel Santos lembrou as 1.500 assinaturas conseguidas pelo movimento popular para defender “que não se deve ir contra a vontade das populações”.

A socialista concluiu a sua intervenção a pedir “bom senso” à assembleia para “corrigir a situação e aprovar” a proposta de desagregação, prometendo que, caso esta fosse rejeitada, “abandonaria o PS de Gondomar”.

Em contraponto, o presidente daquela União de Freguesias, António Braz, defendeu o parecer contra a desagregação, argumentando que a cisão não “melhora nada a situação das freguesias e que há um ganho de escala que se perderá caso a situação avance”.

Coube ao deputado do PS Artur Sousa anunciar o voto que confirmou a manutenção do cenário de freguesias em Gondomar.

O presidente da mesa, Aníbal Lira, por duas vezes perguntou ao presidente da câmara, Marco Martins, se queria intervir, mas o autarca, que chegou já com a assembleia a decorrer, escusou-se a fazê-lo.

O processo foi desencadeado pelo Movimento Valbom Orgulho e Cidadania, com o seu porta-voz, Fernando Oliveira, a prometer “não baixar os braços”.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.