Gaia lança em outubro nova versão do Plano Municipal da Juventude

Gaia lança em outubro nova versão do Plano Municipal da Juventude
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Vila Nova de Gaia vai apresentar em outubro uma versão nova do Plano Municipal da(s) Juventude(s) lançado em 2018, um documento que refletirá sobre temas como a habitação ou a saúde mental, foi esta terça-feira revelado.

“Antes [na primeira versão do plano] foram outras as áreas abordadas. Agora há novas que os próprios jovens apresentam como prioridade. São os jovens que nos dizem isso e se mostram já preocupados e alerta”, disse o vereador da área da Juventude da autarquia de Gaia.

Num dia dedicado à avaliação da versão 1.0 do Plano Municipal da(s) Juventude(s) de Gaia, documento que vai dar origem ao plano 2.0, Elísio Pinto destacou o facto de novos temas estarem a motivar a reflexão dos jovens, destacando a saúde mental, a habitação, a remuneração no emprego e as alterações climáticas.

“Isto face a 2018 quando foi lançado o 1.0. É muito interessante e mostra a atenção e a leitura que os jovens fazem da atualidade”, referiu o vereador à Lusa, acrescentando que a nova versão vai seguir os mesmos moldes da anterior e surgir após um ciclo de auscultação jovem.

O Plano Municipal da(s) Juventude(s) de Gaia reúne contributos de jovens dos 13 aos 30 anos, bem como de associações juvenis, associações de estudantes e de outras entidades deste município do distrito do Porto.

Segundo Elísio Pinto, este “foi o primeiro plano a nível nacional e a nível europeu que foi avaliado”.

“Agora vamos partir para um novo plano, o 2.0, mas não fazia sentido ir para o novo sem primeiro avaliar as propostas que constavam no 1.0. Os objetivos surpreenderam-nos a todos e ultrapassaram as nossas expectativas”, contou, após uma cerimónia que juntou jovens, diretores de agrupamentos e decisores políticos.

Elísio Pinto frisou que este plano “de jovens e para jovens” tem envolvido, em todo o processo, cerca de 40 mil jovens.

Coesão social, educação sobre direitos e deveres ou uma abordagem multissetorial às questões da educação, acessibilidade, empreendedorismo e emprego são temas que constam da versão 1.0 e que motivaram, ao longo dos últimos cinco anos, várias iniciativas em Gaia.

+ notícias: Norte

Hospital de Braga alcançou recorde de procedimentos de AVC

O Hospital de Braga alcançou um crescimento superior a 200% no número de procedimentos endovasculares de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquémico agudo por cateterismo cerebral, tornando-se num dos hospitais do país com mais doentes referenciados pelo INEM, no protocolo pré-hospitalar da Via Verde AVC.

Terras de Bouro instala seis desfibrilhadores em zonas de maior afluência de pessoas

O município de Terras de Bouro, distrito de Braga, procedeu à instalação de seis DAE (Desfibrilhador Automático Externo) nas zonas de maior atração turística, com maior afluência de pessoas. O santuário de São Bento da Porta Aberta ou o Gerês são locais onde este equipamento foi colocado.

Câmara de Gaia paga anualmente dois milhões de euros por imóveis

A Câmara de Gaia vendeu cinco equipamentos municipais a fundos imobiliários em 2008 e, atualmente, para utilizar os imóveis, paga cerca de dois milhões de euros por ano.