Gaia investe 2,5 milhões em três elevadores para ligar Jardim do Morro ao centro histórico

Gaia investe 2,5 milhões em três elevadores para ligar Jardim do Morro ao centro histórico
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai investir 2,5 milhões de euros na instalação de três elevadores entre o Jardim do Morro e a Rua Cândido dos Reis, anunciou esta segunda-feira o vice-presidente.

No final da reunião do executivo municipal, e em declarações aos jornalistas, Patrocínio Azevedo referiu que o concurso público já foi lançado, mas ficou deserto.

“Estamos a lançar outro concurso”, sublinhou.

Os elevadores vão permitir fazer a ligação entre a cota alta e a baixa daquela zona da cidade e vai ser uma mais-valia na circulação das pessoas, nomeadamente daquelas com mobilidade reduzida, considerou.

Além destes três elevadores, a autarquia pretendia instalar um quarto, a ligar o Jardim do Morro ao Mosteiro da Serra do Pilar, mas o mesmo não foi aprovado pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), salientou o vice-presidente.

A par disto, Patrocínio Azevedo revelou que a câmara tem ainda a pretensão de integrar as viagens do teleférico na rede Andante (título de transporte intermodal para usar nos transportes públicos da Área Metropolitana do Porto), nomeadamente no passe único.

“Estamos em conversações com o concessionário para integrar aquilo [bilhetes do teleférico] no passe único [Andante], temos essa vontade há muito tempo, mas é difícil operacionalizar”, explicou.

Uma das questões é distinguir o utilizador turista do utilizador frequente, contou.

+ notícias: Norte

Hospital de Braga alcançou recorde de procedimentos de AVC

O Hospital de Braga alcançou um crescimento superior a 200% no número de procedimentos endovasculares de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquémico agudo por cateterismo cerebral, tornando-se num dos hospitais do país com mais doentes referenciados pelo INEM, no protocolo pré-hospitalar da Via Verde AVC.

Terras de Bouro instala seis desfibrilhadores em zonas de maior afluência de pessoas

O município de Terras de Bouro, distrito de Braga, procedeu à instalação de seis DAE (Desfibrilhador Automático Externo) nas zonas de maior atração turística, com maior afluência de pessoas. O santuário de São Bento da Porta Aberta ou o Gerês são locais onde este equipamento foi colocado.

Câmara de Gaia paga anualmente dois milhões de euros por imóveis

A Câmara de Gaia vendeu cinco equipamentos municipais a fundos imobiliários em 2008 e, atualmente, para utilizar os imóveis, paga cerca de dois milhões de euros por ano.