Mariana Mortágua apresentou candidatura à liderança do Bloco de Esquerda 

| Política
Porto Canal

Mariana Mortágua apresentou a candidatura à liderança do Bloco de Esquerda, esta segunda-feira de manhã. 

"Estou aqui para vos apresentar uma moção que mais de 1300 ativistas do Bloco de Esquerda vão levar à convenção do nosso partido e para vos dizer que, com a escolha desse coletivo, sou candidata à coordenação do Bloco de Esquerda", disse a bloquista em conferência de imprensa na sede do partido em Lisboa.

No discurso desta manhã dirigiu ainda elogios a Catarina Martins: "Foi a melhor porta-voz em tempos tumultuosos, disse.

A moção de Mariana Mortágua "Uma força, muitas lutas" irá à convenção nacional do partido, marcada para 27 e 28 de maio.

De recordar que Catarina Martins anunciou no dia 14 de fevereiro que não se vai recandidatar à liderança do Bloco de Esquerda. "Comuniquei aos e às ativistas do Bloco de Esquerda que não serei candidata a coordenadora na próxima Convenção Nacional do Bloco", anunciou. 

Mariana Mortágua, que está no parlamento desde 2013 (entrando então para substituir Ana Drago), nasceu no Alvito e tem 36 anos. É economista, tendo sido o rosto do partido nas comissões parlamentares de inquérito à banca e nas discussões do Orçamento do Estado, entre outros dossiês.

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.