Filme português 'Ice Merchants' vence prémio Annie de Melhor Curta-Metragem

Filme português 'Ice Merchants' vence prémio Annie de Melhor Curta-Metragem
Twitter
| Mundo
Porto Canal/Agências

O filme "Ice Merchants", do realizador português João Gonzalez, ganhou o prémio Annie, o 'Óscar da animação', na categoria de Melhor Curta-Metragem, tendo "Pinóquio de Guillermo del Toro", da Netflix, sido distinguido como Melhor Filme.

A50.ª cerimónia dos prémios Annie, os mais importantes do cinema de animação nos Estados Unidos, decorreu no sábado à noite (madrugada deste domingo na Europa) em Los Angeles, Califórnia, e distinguiu ainda "Pinóquio de Guillermo del Toro" nas categorias de Melhor Animação de Personagem, Melhor Direção, Melhor Música e Melhor Design de Produção.

"Ice Merchants" estava indicado na categoria de Melhor Curta-Metragem ao lado de "Amok", do húngaro Balázs Turai, "Black Slide", do israelita Uri Lotan, "Love, Dad", da checa Diana Cam Van Nguyen, e "The Flying Sailor", das canadianas Amanda Forbis e Wendy Tilby.

O filme de João Gonzalez está também na corrida para os Óscares, a entregar a 12 de março, indicado para melhor curta-metragem de animação, numa nomeação inédita para uma produção portuguesa.

"Ice Merchants", o terceiro filme de João Gonzalez, é sobre perda e laços familiares, entre um pai e um filho, e tem como ponto de partida a imagem de uma casa numa montanha, debruçada num precipício.

Esta curta-metragem, contada sem narrador nem diálogos, apenas por imagens desenhadas e música, tem coprodução da Cola Animation com Reino Unido e França.

"Ice Merchants" teve estreia mundial em 2022 na Semana da Crítica de Cannes, em França, onde foi premiado. Desde então, tem somado vários outros prémios em contexto de festivais.

O filme está atualmente em exibição nos cinemas portugueses.

Considerados os 'Óscares' do cinema de animação, os prémios Annie distinguem produções de animação, em curta e longa-metragem, e são atribuídos anualmente pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação.

Na categoria de Melhor Filme, para além do vencedor "Pinóquio de Guillermo del Toro", estavam nomeados "Turning Red -- Estranhamente Vermelho", dos estúdios Pixar, "O Gato das Botas: O Último Desejo", da Dreamworks, "The Sea Beast", da Netflix, e "Wendell & Wild", uma produção da Monkeypaw e da Gotham para a Netflix.

Entre os vencedores nas 32 categorias da 50.ª edição dos prémios Annie estão ainda "Marcel the Shell with Shoes On" (Marcel the Movie LLC) como Melhor Filme Independente e "The Boy, The Mole, The Fox and The Horse" (NoneMore e Bad Robot) como Melhor Produção Especial.

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.