BE reúne este domingo Mesa Nacional para balanço do mandato

BE reúne este domingo Mesa Nacional para balanço do mandato
| Política
Porto Canal/Agências

A Mesa Nacional do BE reúne-se este domingo para fazer um balanço do seu mandato que termina na convenção do final de maio, e debater alterações aos estatutos e ao regimento dessa reunião magna.

“A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda reúne-se este domingo, em Lisboa. Será feito um balanço do mandato da Mesa Nacional, que termina na Convenção marcada para os dias 27 e 28 de maio”, adiantou fonte oficial do BE à agência Lusa.

Esta Mesa Nacional - órgão máximo do partido entre convenções - estava já prevista no calendário da reunião magna, segundo o qual este órgão “discute e vota propostas de alteração aos Estatutos e proposta de Regimento da XIII Convenção”.

De acordo o mesmo calendário, segunda-feira às 17:00 é a data limite para a entrega das moções de orientação à Comissão Organizadora da Convenção.

A ainda coordenadora do BE, Catarina Martins, - que já anunciou que vai deixar a liderança bloquista na XIII Convenção de 27 e 28 de maio – faz este domingo à tarde a habitual conferência de imprensa para apresentar as conclusões deste órgão.

Em 14 de fevereiro, Catarina Martins anunciou que iria deixar a liderança do partido na próxima convenção bloquista, tendo nessa conferência de imprensa manifestado “absoluta tranquilidade” de que há pessoas “com capacidade, força e preparação” para a substituir no cargo, esperando uma convenção com “soluções de unidade no partido”.

A deputada e dirigente bloquista Mariana Mortágua deverá ser candidata à liderança bloquista, soube a agência Lusa junto de fonte do partido.

Também uma plataforma unitária subscrita por nomes como o histórico da UDP Mário Tomé, o antigo deputado Carlos Matias ou Rui Cortes, do movimento Convergência vai apresentar uma moção à convenção, concorrendo assim à liderança.

Catarina Martins está à frente dos destinos do partido desde novembro de 2012, na altura em parceria com João Semedo, quando foram eleitos coordenadores do Bloco de Esquerda, então numa inédita liderança "bicéfala", modelo abandonado dois anos depois, na Convenção Nacional seguinte, em 2014.

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".