Urso de Prata de João Canijo é "um grande orgulho", diz Marcelo Rebelo de Sousa

Urso de Prata de João Canijo é "um grande orgulho", diz Marcelo Rebelo de Sousa
| Mundo
Porto Canal / Agências

O Presidente da República considerou que "é um grande orgulho" o realizador João Canijo ter vencido o Urso de Prata em Berlim e considerou que "é uma das provas da excelência" do que é feito em Portugal.

"É espetacular. O cinema português está de facto num momento muito, muito bom e é uma das provas da excelência do nosso cinema a todos os níveis", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

À chegada à cerimónia dos 140 anos da Sociedade de Instrução e Beneficência “A Voz do Operário”, em Lisboa, o chefe de Estado salientou que esta distinção "é uma grande alegria, um grande orgulho para Portugal".

O Presidente da República disse que, antes de chegar, recebeu, "não a notícia, porque não havia, mas a probabilidade da notícia, uma pré-notícia".

Numa nota divulgada entretanto no 'site' da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa felicitou o realizador João Canijo e salientou que "o reconhecimento internacional do cinema vivido e intenso de Canijo, na sequência de outras nomeações e premiações de cineastas portugueses, muito diferentes entre si, tem feito prova do mérito" do cinema português, "bem como da sua diversidade e tenacidade".

O filme “Mal Viver”, de João Canijo, venceu o Urso de Prata para prémio do júri do 73.º Festival de Cinema de Berlim, anunciou o júri na cerimónia de palmarés.

João Canijo esteve na competição deste festival com duas longas-metragens interligadas, que tiveram estreia em secções distintas: "Mal Viver" esteve na competição oficial e "Viver Mal" na secção Encontros, dedicada a "novas visões cinematográficas".

O júri da competição internacional da Berlinale deste ano foi presidido pela atriz norte-americana Kristen Stewart e composto pela atriz iraniana Golshifteh Farahani, pela realizadora alemã Valeska Grisebach, pelo romeno Radu Jude, pela diretora de 'casting' norte-americana Francine Maisler, pela realizadora espanhola Carla Simón e pelo realizador de Hong Kong Johnnie To.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.