Polícia da Nicarágua proíbe Igreja Católica de realizar procissões nas ruas

| Mundo
Porto Canal / Agências

A Polícia Nacional da Nicarágua proibiu a Igreja Católica da Nicarágua de celebrar as procissões na rua durante a Quaresma e a Semana Santa, disseram fontes da igreja na sexta-feira.

A ordem policial foi adotada depois do Presidente e chefe supremo da Polícia Nacional da Nicarágua, Daniel Ortega, descrever padres, bispos, cardeais e o papa Francisco como uma "máfia".

O bispo da diocese nicaraguense de León e Chinandega, Sócrates René Sandigo, disse que a autoridade policial apenas autorizou que a Via Sacra tivesse lugar dentro ou no átrio das paróquias, mas não nas ruas.

Na noite de 21 de Fevereiro, Ortega descreveu a Igreja Católica como uma "máfia" e acusou-a de ser antidemocrática por não permitir que os católicos elejam o papa, cardeais, bispos e padres por voto direto.

O líder sandinista também acusou os líderes da Igreja Católica de cometerem "crimes no campo financeiro".

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Manágua - exilado nos EUA, Silvio Báez, a quem foi retirada a nacionalidade nicaraguense pelas autoridades e declarado "fugitivo da justiça" após ter sido acusado, juntamente com outros 93 nacionais, de crimes de "traição" -, classificou Ortega como "ateu, corrupto e criminoso" após os seus ataques à Igreja Católica.

A 12 de fevereiro, o papa Francisco lamentou a sentença de prisão de um bispo crítico do Governo nicaraguense, Rolando Álvarez, e encorajou os líderes políticos a "procurarem sinceramente" a paz no país.

Álvarez, crítico do Governo de Ortega, foi condenado a 10 de fevereiro a 26 anos e quatro meses de prisão por crimes de "traição".

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.