Portugal condena Rússia por "retórica nuclear irresponsável" e pede responsabilização

Portugal condena Rússia por "retórica nuclear irresponsável" e pede responsabilização
EPA
| Mundo
Porto Canal/Agências

O Governo português condenou esta quarta-feira, "nos termos mais fortes", a Rússia pela sua guerra em solo ucraniano e pela sua "retórica nuclear irresponsável", assegurando estar "totalmente empenhado em assegurar a responsabilização" de Moscovo e a reparação da Ucrânia.

Numa sessão especial de emergência na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que assinala um ano da invasão russa na Ucrânia, o secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, lembrou que Moscovo criou uma situação humanitária dramática, tendo desencadeado a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

"Os números são impressionantes – milhares morreram e milhões deixaram o país ou deslocaram-se internamente. A estratégia de atacar implacavelmente infraestruturas críticas, com um tremendo impacto na população civil, é particularmente condenável", frisou Ivo Cruz, em Nova Iorque.

"Portugal apoia a soberania, independência, unidade e integridade territorial da Ucrânia. Continuaremos a prestar assistência ao seu Governo e ao seu povo, quer bilateralmente, quer no âmbito da União Europeia e das Nações Unidas, enquanto for necessário", assegurou.

Perante uma vasta audiência, que incluiu ministros de vários países, Bernardo Ivo Cruz informou que Portugal aproxima-se rapidamente dos 60.000 pedidos de proteção temporária e que a ajuda humanitária portuguesa à Ucrânia continua a aumentar.

Entre a ajuda concreta de Portugal à Ucrânia, o secretário de Estado indicou a reconstrução de escolas, nomeadamente na região de Zhytomyr.

"Reunimo-nos aqui hoje para proteger o sistema multilateral e defender o nosso respeito pelo Direito Internacional, pelos Direitos Humanos e pela resolução pacífica de disputas entre os Estados. Além disso, Portugal está totalmente empenhado em assegurar a responsabilização e continuará a apoiar iniciativas destinadas a prevenir violações, combater a impunidade e reparar a Ucrânia", frisou.

A sessão especial de emergência na Assembleia Geral irá prolongar-se até quinta-feira e integra uma ampla agenda da ONU para assinalar um ano de guerra na Ucrânia, que inclui ainda uma reunião ministerial do Conselho de Segurança na sexta-feira.

No final da sessão, a Assembleia Geral irá votar um projeto de resolução apresentado pela Ucrânia e aliados que enfatiza "a necessidade de alcançar, o mais rápido possível, uma paz abrangente, justa e duradoura", de acordo com a Carta fundadora da ONU.

Nesse sentido, Ivo Cruz, que alinhou a sua declaração com a da União Europeia, disse que Portugal apoia todos os esforços significativos para pôr fim a esta guerra e que o caminho para a paz passa pela Rússia "agir de acordo com a Carta da ONU e respeitar a soberania da Ucrânia, retirando-se de todo o seu território".

"Acreditamos que o projeto de resolução que temos diante de nós é um passo importante nessa direção e encorajamos todos os Estados membros a apoiá-lo", apelou.

+ notícias: Mundo

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.