Parque Empresarial do Casarão, em Águeda, vai receber fibra ótica e rede 5G

Parque Empresarial do Casarão, em Águeda, vai receber fibra ótica e rede 5G
Notícias de Aveiro
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara Municipal de Águeda anunciou esta quarta-feira que decidiu abrir um concurso público para a conceção e construção do projeto de instalação de fibra ótica e infraestrutura 5G no Parque Empresarial do Casarão.

Com um preço base de um milhão de euros a que acresce o IVA, o concurso público visa a melhoria da cobertura em termos de comunicações com 5G, para dotar o parque de ligação de fibra ótica, bem como a instalação de contentorização, torre de comunicações 5G e antenas.

O investimento faz parte de um projeto para transformar o Parque Empresarial do Casarão numa Área de Acolhimento Empresarial de Nova Geração e resulta de uma candidatura aprovada de mais de 20 milhões de euros de fundos comunitários, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Esta é a melhor e a maior candidatura apoiada a nível nacional no âmbito do PRR e o maior valor de investimento que o município alguma vez conseguiu para infraestruturas”, salientou Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda.

Segundo o autarca, a abertura do concurso deliberada na última reunião do executivo “é um dos passos para a concretização do projeto, que engloba várias obras e tipos de intervenção".

“Com esta verba, financiada a 100% pelo PRR, a câmara vai instalar painéis fotovoltaicos e uma estrutura de armazenamento de energia para autoconsumo, bem como a infraestruturação de uma ilha de qualidade de serviço e estabilidade energética, a instalação de sistemas partilhados de abastecimento elétrico de veículos ligeiros e pesados e ainda melhorar a cobertura de comunicações móveis no PEC, com rede 5G, que agora vai a concurso”, adianta.

A esses investimentos somam-se a segunda fase de infraestruturação do Parque, num investimento de 2,7 milhões de euros, bem como a ligação do parque ao IC2, também inscrita no PRR e com um investimento de seis milhões de euros já em curso.

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.