Gaia foi a cidade portuguesa que emitiu mais licenças de habitação em 2022

Gaia foi a cidade portuguesa que emitiu mais licenças de habitação em 2022
| Norte
Porto Canal

Vila Nova de Gaia é o concelho do país com mais habitação em carteira, de acordo com os últimos números do Pipeline Imobiliário, apurados pela Confidencial Imobiliário.

Ao contrário de Lisboa e do Porto que registaram descidas no número de novas habitações submetidas a licenciamento, Gaia registou um aumento de 29% face ao ano anterior, avança o Público.

Com uma carteira de 2800 novos fogos, Gaia faz parte da lista de concelhos com mais de 1000 unidades residenciais em licenciamento, juntamente com os concelhos do Porto (1650 fogos), Matosinhos, Braga e Guimarães.

Em 2022, 19.500 novos projetos de habitação foram submetidos a licenciamento municipal em Portugal Continental, uma subida de 20% face ao período homólogo, que corresponde a um total de 43.800 fogos.

O pipeline nacional atual recupera a carteira de promoção residencial para os níveis de 2020 (46.350 novos fogos), de acordo com o Público. Em 2021, houve uma quebra de 19% no ritmo de promoção residencial, provocada pela pandemia.

+ notícias: Norte

Classificação de Magnólia centenária no Porto em risco. Família está contra

A intenção é proteger a Magnólia denudata escondida na Rua de S. Vicente, no Porto. O escritor Afonso Reis Cabral propôs a classificação da árvore centenária pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) mas há uma família que está contra. O ICNF aguarda um parecer do departamento jurídico para decidir.

Incêndio deflagra em navio que transportava combustível para o Porto de Leixões. Veja o vídeo

Um incêndio deflagrou esta terça-feira à tarde num navio ao largo das praias da Foz do Douro, na praia da Gondarém, no Porto.

IGAS investiga morte de paciente no Hospital de Guimarães após cirurgia aos ovários

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou esta terça-feira a abertura de inquérito para investigar as circunstâncias da morte de uma paciente, após a família acusar o Hospital de Guimarães de negligência médica durante uma cirurgia aos ovários.