Sanções estão a afetar eficácia militar da Rússia, alegam EUA

Sanções estão a afetar eficácia militar da Rússia, alegam EUA
| Mundo
Porto Canal/Agências

"A Rússia não consegue produzir armamento para assegurar as suas necessidades básicas e ser um fornecedor para os países que dependem dele", alegam alto responsável do Ministério das Finanças dos EUA.

As sanções dos EUA e aliados e o controlo das exportações estão a dificultar a eficácia militar da Rússia na Ucrânia, assegurou nesta terça-feira um alto responsável do Ministério das Finanças norte-americano, acrescentando que vão ser impostas novas sanções em breve.

O vice-ministro das Finanças (Tesouro), Wally Adeyemo, disse no Conselho de Relações Exteriores em Washington que as sanções dos EUA estão a resultar em perdas militares para a Rússia ao afetar a sua máquina militar, e quando se assinala um ano da invasão militar russa em larga escala ao seu vizinho.

A Rússia é o segundo maior produtor mundial de armamento após os Estados Unidos, mas Adeyemo assinalou que “hoje, a Rússia não consegue produzir armamento para assegurar as suas necessidades básicas e ser um fornecedor para os países que dependem dele”.

Mais de 30 países, incluindo os EUA, países da União Europeia, Reino Unido, Canadá, Austrália, Japão e outros – que representam cerca de metade da produção económica mundial – impuseram um limite de preço ao petróleo russo e derivados, instituíram um controlo às exportações, congelaram fundos do Banco Central russo e restringiram o acesso ao SWIFT, o principal sistema para as transações financeiras globais.

Adeyemo também disse que os EUA planeiam anunciar esta semana sanções adicionais dirigidas à indústria de produção de armamento. O Presidente norte-americano, Joe Bidenm reiterou a necessidade de sanções adicionais no discurso que realizou esta terça-feira na Polónia.

Responsáveis oficiais também referem que Moscovo está a recorrer à Coreia do Norte e Irão para abastecer a sua máquina militar com drones e mísseis terra-terra.

A invasão russa – justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

+ notícias: Mundo

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.