Ucrânia precisa de 16 mil milhões de euros para reconstrução

Ucrânia precisa de 16 mil milhões de euros para reconstrução
EPA
| Mundo
Porto Canal/Agências

Verba é necessária para a reconstrução "rápida" da habitação e das infraestruturas energéticas e impulsionar a economia, segundo o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmygal.

O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmygal, declarou nesta terça-feira que o país precisa de cerca de 16 mil milhões de euros para a reconstrução “rápida” da habitação e das infraestruturas energéticas e impulsionar a economia.

“A Ucrânia precisa de mais 17 mil milhões de dólares [aproximadamente 16 mil milhões de euros] para se recompor este ano. Estamos a falar da reconstrução do setor energético e da construção de casas, desminagem e recuperação económica”, indicou Shmygal numa declaração governamental, citada pela agência Europa Press.

O primeiro-ministro ucraniano lembrou que o Japão já anunciou um pacote de ajuda financeira de 5,5 mil milhões de dólares (cerca de 5,1 mil milhões de euros) à Ucrânia para a reconstrução de infraestruturas.

A Noruega também anunciou assistência à Ucrânia para a reconstrução do país.

“Este tipo de solidariedade mostra uma nova estratégia de apoio à Ucrânia. Todo este apoio estrangeiro ajudará a construir uma Ucrânia mais forte e mais estável”, salientou Shmygal, um dia após se ter reunido com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, e a sua equipa.

Kristalina Georgieva visitou no sábado Kiev num gesto para mostrar o envolvimento do FMI na recuperação da Ucrânia, de acordo com as agências ucranianas.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, iniciada em 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a II Guerra Mundial, nos anos 40 do século passado.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.