Putin não fecha a porta a reeleição em 2024

Putin não fecha a porta a reeleição em 2024
| Mundo
Porto Canal / Agências

O Presidente russo, Vladimir Putin, admitiu concorrer a uma reeleição nas presidenciais de 2024 durante o seu discurso sobre o Estado da Nação feito no parlamento.

“Quero enfatizar que as eleições, tanto as locais quanto as regionais, em setembro deste ano, e as presidenciais, em 2024, vão acontecer em estrita conformidade com a lei, respeitando todos os procedimentos democráticos constitucionais”, afirmou Putin.

Dirigindo-se às duas câmaras do parlamento pela primeira vez em quase dois anos, Putin referiu-se à controversa reforma constitucional de 2020, que lhe permitirá concorrer à reeleição em 2024 e 2030.

Putin, de 70 anos, chegou ao poder em 2000, foi reeleito em 2004, serviu quatro anos como primeiro-ministro, voltou à presidência russa (Kremlin) em 2012 e foi reeleito novamente em 2018.

Alguns analistas apontam que, em caso de derrota na “campanha militar” na Ucrânia ou de declaração da lei marcial, as eleições presidenciais podem ser adiadas indefinidamente.

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, que está preso há vários anos, garantiu na segunda-feira que a Rússia está a sofrer uma “derrota militar” na Ucrânia e apresentou um programa político para um período pós-guerra sem Putin.

Navalny, que cumpre nove anos de prisão, defendeu que “a ditadura” de Putin “deve ser desmontada” nas urnas.

O dia escolhido para o discurso coincide com a data em que Vladimir Putin assinou o reconhecimento da independência das repúblicas separatistas de Lugansk e de Donetsk, na região do Donbass (leste ucraniano).

O dia escolhido pelo Presidente russo para fazer o seu discurso assinala o primeiro aniversário da mobilização do Exército russo para “manutenção da paz” nos territórios separatistas pró-russos no leste da Ucrânia, um prelúdio para o início da ofensiva militar contra a Ucrânia que aconteceria três dias depois.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.