Putin acusa o Ocidente: "Foram eles que desencadearam a guerra"

| Mundo
Porto Canal

O Presidente russo, Vladimir Putin, discursa esta terça-feira sobre o Estado da Nação, na semana em que se assinala um ano da invasão russa à Ucrânia.

Putin afirmou que “foram eles que desencadearam a guerra”, frisando que “o Ocidente quer o poder ilimitado, nós usamos a força para parar a guerra".

O líder russo continuou referindo que “a culpa do conflito é toda dos líderes Ocidentais", frisando que o país está preparado para responder a uma escalada do conflito. “Eles querem passar de um conflito local para um global e nós vamos reagir como é pedido”, refere.

O presidente da Rússia, recuando a 2015, afirma que “atacaram o Donbass”, referindo-se ao Ocidente, falando de “ataques contra a sua própria população, completamente contra os princípios do direito internacional da ONU”.

Vladimir Putin, no discurso do Estado da Nação, refere ainda que irá continuar a “anexação” de novos membros da Rússia. "Já começou e vamos continuar", frisou o presidente russo.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.