Investigação a Medina na Câmara Municipal de Lisboa. Ministro das Finanças diz que alegações "são totalmente falsas"

Investigação a Medina na Câmara Municipal de Lisboa. Ministro das Finanças diz que alegações "são totalmente falsas"
| País
Porto Canal

O Ministro das Finanças poderá ser constituído arguido por suspeitas de abuso de poder num acaso que envolve a autarquia de Lisboa. Além de abuso de poder, Medina é suspeito também de participação económica num negócio. 

Em causa está o caso da nomeação e contratação de um membro histórico do PS, Joaquim Morão, para a Câmara Municipal de Lisboa, quando Fernando Medina assumia ainda funções de presidente da autarquia.

A notícia foi avançada esta segunda-feira pela TVI e pela CNN Portugal que dão nota de que o ministro ainda não foi ouvido no respetivo processo, mas pediu para ser depois de este ter vindo a público.

O Ministro das Finanças já comentou a informação avançada esta segunda-feira. "Não tenho conhecimento de quaisquer alegações que, a existirem, são totalmente falsas", lê-se no comunicado enviado às redações. 

De recordar que, em janeiro, a TVI e a CNN Portugal noticiou que estavam a ser realizadas buscas na Câmara de Lisboa pela Polícia Judiciária por "suspeitas de corrupção, participação económica em negócio e falsificação" numa nomeação para "prestação de serviços que foi assinada em 2015" por Fernando Medina.

Na altura, o atual ministro disse que não se arrependia desta escolha, por considerar que Joaquim Morão "desempenhou um bom trabalho na cidade de Lisboa, na coordenação daquela equipa" e que "só uma equipa muito profissional [como aquele] foi capaz de assegurar que as obras se realizassem com o menor transtorno possível".

+ notícias: País

Governo reprograma verbas da ligação Bragança-Portimão mas avião continua retido em Cascais

Uma resolução do Conselho de Ministros procedeu à reprogramação dos encargos plurianuais com a ligação aérea Bragança-Portimão, para pagamento da compensação à Sevenair, mas transportadora e autarquia de Cascais não arriscam sobre quando a rota poderá ser retomada.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.