Zelensky destaca situação difícil em Donetsk, mas diz que está a "infligir perdas importantes à Rússia"

Zelensky destaca situação difícil em Donetsk, mas diz que está a "infligir perdas importantes à Rússia"
| Mundo
Porto Canal / Agências

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reitera que a situação no leste do país, sobretudo em Donetsk, é difícil para o Exército de Kiev, mas que os militares ucranianos estão a lutar.

"Estamos a lutar. Estamos a acabar com o invasor e a infligir perdas importantes à Rússia", disse Zelensky.

Na mensagem diária emitida na noite de domingo e publicada no portal oficial da Presidência, Zelensky disse que esteve reunido com as chefias militares tendo recebido relatórios "da Chefia do Estado Maior, dos comandantes, e até da frente [de combate]".

"Estamos a equilibrar a situação e a fazer todos os possíveis para preparar as nossas ações face ao futuro, para o futuro próximo", acrescentou.

Zelensky demonstrou, no entanto, preocupação em relação à situação em Bakhmut, região de Donetsk, zona estratégica para as forças ucranianas.

"Repito uma vez mais: quanto mais a Rússia venha a perder no Donbass: Bakhmut, Vuhledar, Marynka, Kremynna, mais será possível terminar esta guerra com a vitória da Ucrânia", sublinhou o Presidente ucraniano.

Zelensky prometeu aos cidadãos ucranianos maior transparência sobre a situação na frente, apesar da reserva em relação às questões militares e dos detalhes das ações de informações.

As últimas informações sobre a situação na região leste ainda não foram acompanhadas por meios independentes.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.