Chuvas e deslizamentos de terras fazem pelo menos 36 mortos em São Paulo

Chuvas e deslizamentos de terras fazem pelo menos 36 mortos em São Paulo
| Mundo
Porto Canal / Agências

Pelo menos 36 pessoas morreram e centenas foram obrigadas a abandonar as habitações devido às fortes chuvas que atingiram o estado brasileiro de São Paulo, de acordo com um novo balanço das autoridades locais.

O governador do estado de São Paulo decretou estado de calamidade nas cidades de São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga.

O presidente da Câmara de São Sebastião, Felipe Augusto, citado pelo portal de notícias G1, indicou que havia várias pessoas presas debaixo dos escombros de casas destruídas pelo temporal e que tinham sido registados aluimentos de terras.

Em vários locais do litoral de São Paulo há falhas nas redes de abastecimento de água e de eletricidade, várias estradas cortadas e carros submersos.

Lula visita local

O Presidente brasileiro anunciou que visitará esta segunda-feira a região de São Paulo, onde as fortes chuvas e os deslizamentos de terras provocaram pelo menos 36 mortes e obrigaram diversas cidades a cancelarem as festividades de carnaval.

“Amanhã [esta segunda-feira] irei para São Paulo visitar a região e acompanhar os esforços de enfrentamento dessa tragédia”, escreveu na noite de domingo Lula da Silva, na sua conta oficial no Twitter, acrescentando que falou com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, com o governador de São Paulo e com o prefeito, após as fortes chuvas no litoral de São Paulo, em especial na cidade de São Sebastião.

Na sequência destes acontecimentos, as cidades de São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela e Bertioga, algumas das mais atingidas e agora em estado de calamidade, cancelaram as festividades de carnaval, enquanto as equipas de resgate trabalham para encontrar desaparecidos nos escombros que resultaram dos desabamentos de casas.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.