Guimarães próxima de ser Capital Verde Europeia mas precisa de maior aposta no ambiente

Guimarães próxima de ser Capital Verde Europeia mas precisa de maior aposta no ambiente
| Norte
Porto Canal

Guimarães está novamente próxima de ser considerada a Capital Verde Europeia, no entanto é necessária uma maior aposta no ambiente. O objetivo é que a cidade berço de Portugal consiga o título em 2025.

Este era também o objetivo em 2020, mas a cidade acabou por perder o título para Lisboa.

De acordo com o jornal Público, Guimarães conseguiu a quinta melhor posição entre 12 cidades.

O título é atribuído pela Comissão Europeia que valorizou, entre 12 indicadores diferentes, “as reduções do consumo de energia e das emissões de dióxido de carbono por habitante, e o bom desempenho do concelho nos indicadores de consumo de energia, da adaptação às alterações climáticas, da biodiversidade e do envolvimento da população na política ambiental”. No entanto, segundo o Público, os índices do uso dos solos e da gestão das águas mereceram uma baixa avaliação.

Guimarães vai agora voltar a entrar na corrida ao título, sendo que agora tem também o objetivo de atingir a neutralidade climática até 2030.

De acordo com o jornal, a Comissão Europeia avalia fatores como a qualidade do ar; a gestão da água, biodiversidade, áreas verdes e uso sustentável dos solos; resíduos e economia circular, ruído; mitigação de alterações climáticas, e adaptação às alterações climáticas.

Para o Executivo, existe a preocupação do facto de a pegada ecológica de cada pessoa residente em Guimarães corresponder, em média, ao consumo de recursos de dois planetas, o que poderá ser um entrave no concurso. 

O título de Capital Verde Europeia 2025 vai ser atribuído no dia quatro de Outubro. 

+ notícias: Norte

Hospital de Braga alcançou recorde de procedimentos de AVC

O Hospital de Braga alcançou um crescimento superior a 200% no número de procedimentos endovasculares de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquémico agudo por cateterismo cerebral, tornando-se num dos hospitais do país com mais doentes referenciados pelo INEM, no protocolo pré-hospitalar da Via Verde AVC.

Terras de Bouro instala seis desfibrilhadores em zonas de maior afluência de pessoas

O município de Terras de Bouro, distrito de Braga, procedeu à instalação de seis DAE (Desfibrilhador Automático Externo) nas zonas de maior atração turística, com maior afluência de pessoas. O santuário de São Bento da Porta Aberta ou o Gerês são locais onde este equipamento foi colocado.

Câmara de Gaia paga anualmente dois milhões de euros por imóveis

A Câmara de Gaia vendeu cinco equipamentos municipais a fundos imobiliários em 2008 e, atualmente, para utilizar os imóveis, paga cerca de dois milhões de euros por ano.