Guimarães próxima de ser Capital Verde Europeia mas precisa de maior aposta no ambiente

Guimarães próxima de ser Capital Verde Europeia mas precisa de maior aposta no ambiente
| Norte
Porto Canal

Guimarães está novamente próxima de ser considerada a Capital Verde Europeia, no entanto é necessária uma maior aposta no ambiente. O objetivo é que a cidade berço de Portugal consiga o título em 2025.

Este era também o objetivo em 2020, mas a cidade acabou por perder o título para Lisboa.

De acordo com o jornal Público, Guimarães conseguiu a quinta melhor posição entre 12 cidades.

O título é atribuído pela Comissão Europeia que valorizou, entre 12 indicadores diferentes, “as reduções do consumo de energia e das emissões de dióxido de carbono por habitante, e o bom desempenho do concelho nos indicadores de consumo de energia, da adaptação às alterações climáticas, da biodiversidade e do envolvimento da população na política ambiental”. No entanto, segundo o Público, os índices do uso dos solos e da gestão das águas mereceram uma baixa avaliação.

Guimarães vai agora voltar a entrar na corrida ao título, sendo que agora tem também o objetivo de atingir a neutralidade climática até 2030.

De acordo com o jornal, a Comissão Europeia avalia fatores como a qualidade do ar; a gestão da água, biodiversidade, áreas verdes e uso sustentável dos solos; resíduos e economia circular, ruído; mitigação de alterações climáticas, e adaptação às alterações climáticas.

Para o Executivo, existe a preocupação do facto de a pegada ecológica de cada pessoa residente em Guimarães corresponder, em média, ao consumo de recursos de dois planetas, o que poderá ser um entrave no concurso. 

O título de Capital Verde Europeia 2025 vai ser atribuído no dia quatro de Outubro. 

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.