Deputado do BE José Soeiro vai ser substituído quatro meses por Isabel Pires

Deputado do BE José Soeiro vai ser substituído quatro meses por Isabel Pires
| Política
Porto Canal/Agências

O deputado do BE José Soeiro vai ser substituído por Isabel Pires no parlamento por quatro meses para retomar alguns trabalhos académicos.

“Já tinha acertado com o Bloco de Esquerda que levaria o processo das alterações à legislação laboral até ao fim. Foi um processo muito intenso, com muitos avanços e recuos e que termina esta semana [sexta-feira]. Na verdade era para terminar a semana passada, até tivemos que adiar essa decisão por causa do adiamento das próprias votações [da Agenda do Trabalho Digno]”, disse à Lusa José Soeiro.

Segundo o bloquista, durante os quatro meses será substituído na Assembleia da República por Isabel Pires, “que já esteve a acompanhar também as questões do trabalho, da Segurança Social e outras no mandato anterior e que é próxima da lista”.

O Estatuto dos Deputados prevê que “os deputados podem pedir ao presidente da Assembleia da República, por motivo relevante, a sua substituição por uma ou mais vezes, no decurso da legislatura”, sendo neste caso por motivos de natureza académica.

“Eu vou dedicar-me nestes quatro meses precisamente a retomar alguns trabalhos académicos. Eu tinha feito em 2015 o doutoramento em Sociologia do Trabalho e avancei também numa pós-graduação sobre Direito do Trabalho e basicamente o que o que me vai ocupar mais nestes meses é estudar e perceber a relação entre tudo o que tem a ver com as profissões do cuidado e o direito do trabalho”, explicou.

José Soeiro garantiu que “não há nenhum cansaço” em relação ao parlamento, mas tendo em conta a forma como o BE encara os seus mandatos precisa agora de “um tempo de reflexão” académica que “alimenta a própria intervenção política”.

Sociólogo e com 38 anos, José Soeiro fez três legislaturas completas como deputado (2009-2011, 2015-2019 e 2019-2022), tendo noutras duas feito substituições esporádicas de outros parlamentares bloquistas.

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.