Injeções de capital na Efacec serão "muito limitadas" se a venda ocorrer em um mês ou dois, diz ministro da Economia

Injeções de capital na Efacec serão "muito limitadas" se a venda ocorrer em um mês ou dois, diz ministro da Economia
| Economia
Porto Canal / Agências

O ministro da Economia e do Mar está convicto de que as injeções que o Estado ainda terá de fazer na Efacec serão “muito limitadas” se a empresa for privatizada dentro de um mês ou dois.

“Acredito que se completarmos o processo dentro de um mês ou dois, as injeções que temos de fazer na empresa, sobretudo ao nível da tesouraria, vão ser muito limitadas”, afirmou António Costa Silva, durante o debate de política setorial, no parlamento, quando questionado pelo PSD sobre o processo de venda Efacec.

António Costa Silva estima que “nesta altura cifram-se em cerca de 165 milhões de euros, entre as injeções de capital para a tesouraria e as garantias que foram dadas”, os encargos que o Estado já suportou com a Efacec.

O governante assegurou que o executivo está “a trabalhar para assegurar” a “transação” da Efacec, realçando que “o Estado não é um bom acionista” para a empresa.

“Continuamos a receber propostas de interesse na empresa de companhias internacionais”, afirmou, acrescentando que existem sete interessados na venda da empresa e que se está a aproximar a data em que as propostas vinculativas serão apresentadas.

O ministro da Economia e do Mar descartou, no início de janeiro, a aplicação do modelo de uma "Efacec boa e Efacec má" no processo de privatização e garantiu querer encontrar uma solução que salvaguarde a globalidade da empresa.

"O que estamos a verificar é que há as quatro empresas nacionais e três internacionais que estão interessadas, de tudo aquilo que eu vi penso que se encontrarmos uma solução que salvaguarde o perímetro da empresa será muito benéfico para o futuro", disse o governante, na comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, no âmbito de uma audição regimental, em 17 de janeiro.

Se as negociações "forem conduzidas com sucesso, se houver interesses que são coincidentes, muito bem", agora "se houver interesses divergentes por áreas diferentes da empresa, que se construa uma estrutura acionista que seja estável e que permita salvaguardar o perímetro de funcionamento da empresa", salientou na altura.

O Governo tinha anunciado em 28 de outubro que a venda da Efacec ao grupo DST não foi concluída por não se terem verificado "todas as condições necessárias" à concretização do acordo de alienação.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.