Portugal não enviará caças F-16 para a Ucrânia, mas Costa garante envio de três tanques em março

Portugal não enviará caças F-16 para a Ucrânia, mas Costa garante envio de três tanques em março
| Mundo
Porto Canal

O primeiro-ministro disse que os apoios à Ucrânia irão acontecer de acordo com a capacidade nacional revelando que não serão enviados F-16.

“Temos um programa de empenho dos nossos caças F-16 em vários programas da NATO. Vamos agora estar numa missão de polícia aérea nos próximos meses na Lituânia. Temos, por outro lado, um acordo de cooperação com a Roménia relativamente aos caças F-16. Portanto aí é uma área onde não temos disponibilidade, visto que os meios que temos estão todos alocados a missões que não podemos prescindir”, frisou António Costa.

O chefe do executivo português falava aos jornalistas na chegada ao Conselho Europeu em Bruxelas, onde estará também o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Na quarta-feira Zelensky esteve de visita ao Reino Unido onde foi revelado que os britânicos irão treinar pilotos ucranianos em caças da NATO.

António Costa garantiu, no entanto, que em março Portugal irá enviar três tanques Leopard II, disponibilizados através do mecanismo de cooperação europeu.

+ notícias: Mundo

Papa Francisco teve uma “noite tranquila” no hospital e deverá celebrar missa de Domingo de Ramos

O Papa Francisco passou uma “noite tranquila” no hospital Gemelli, em Roma, onde foi internado devido a uma infeção respiratória. Segundo divulgou a agência de notícias italiana ‘Ansa’, a equipa médica está otimista com a recuperação do Pontífice e acreditam que “haverá comemorações para o próximo Domingo de Ramos, no dia 2 de abril”.

Sismo de magnitude 2,5 em Pontevedra sentido em Melgaço e Viana do Castelo

Pelas 23h25 (hora local, menos uma hora em Portugal Continental) desta quarta-feira foi sentido um sismo de magnitude 2,5 na escala de Richter, com epicentro localizado a cerca de 25 quilómetros a este-sudeste de Pontevedra, na Galiza, em Espanha.

Jornalista americano acusado de espionagem pela Rússia fica preso até maio

Um jornalista americano do “The Wall Street Journal” foi acusado de espionagem pela Rússia e vai ficar em prisão preventiva até 29 de maio.