Portugal não enviará caças F-16 para a Ucrânia, mas Costa garante envio de três tanques em março

Portugal não enviará caças F-16 para a Ucrânia, mas Costa garante envio de três tanques em março
| Mundo
Porto Canal

O primeiro-ministro disse que os apoios à Ucrânia irão acontecer de acordo com a capacidade nacional revelando que não serão enviados F-16.

“Temos um programa de empenho dos nossos caças F-16 em vários programas da NATO. Vamos agora estar numa missão de polícia aérea nos próximos meses na Lituânia. Temos, por outro lado, um acordo de cooperação com a Roménia relativamente aos caças F-16. Portanto aí é uma área onde não temos disponibilidade, visto que os meios que temos estão todos alocados a missões que não podemos prescindir”, frisou António Costa.

O chefe do executivo português falava aos jornalistas na chegada ao Conselho Europeu em Bruxelas, onde estará também o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Na quarta-feira Zelensky esteve de visita ao Reino Unido onde foi revelado que os britânicos irão treinar pilotos ucranianos em caças da NATO.

António Costa garantiu, no entanto, que em março Portugal irá enviar três tanques Leopard II, disponibilizados através do mecanismo de cooperação europeu.

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.