Portugal não enviará caças F-16 para a Ucrânia, mas Costa garante envio de três tanques em março

Portugal não enviará caças F-16 para a Ucrânia, mas Costa garante envio de três tanques em março
| Mundo
Porto Canal

O primeiro-ministro disse que os apoios à Ucrânia irão acontecer de acordo com a capacidade nacional revelando que não serão enviados F-16.

“Temos um programa de empenho dos nossos caças F-16 em vários programas da NATO. Vamos agora estar numa missão de polícia aérea nos próximos meses na Lituânia. Temos, por outro lado, um acordo de cooperação com a Roménia relativamente aos caças F-16. Portanto aí é uma área onde não temos disponibilidade, visto que os meios que temos estão todos alocados a missões que não podemos prescindir”, frisou António Costa.

O chefe do executivo português falava aos jornalistas na chegada ao Conselho Europeu em Bruxelas, onde estará também o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Na quarta-feira Zelensky esteve de visita ao Reino Unido onde foi revelado que os britânicos irão treinar pilotos ucranianos em caças da NATO.

António Costa garantiu, no entanto, que em março Portugal irá enviar três tanques Leopard II, disponibilizados através do mecanismo de cooperação europeu.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.