“Ligação Braga-Guimarães caminha a passos largos para ser o aeroporto de Lisboa do Norte”, afirma Ricardo Rio

| Norte
Porto Canal / Agências

O Presidente da Câmara de Braga foi, esta quinta-feira, convidado da Manhã Informativa do Porto Canal.

Ricardo Rio esteve recentemente em Bruxelas, onde defendeu a necessidade de existir uma descentralização das verbas do plano de recuperação e resiliência, realçando que é necessário perceber o que está a falhar na aplicação destes fundos.

O autarca minhoto abordou também a ligação entre Braga e Guimarães, afirmando que a mesma caminha a passos largos para ser tornar uma espécie de aeroporto de Lisboa no Norte, com a agravante desta ligação, que já é falada há vários anos, não ser suportada por estudos rigorosos que sustentem a decisão.

Recorde-se que, na passada segunda-feira, a Câmara de Braga chumbou uma proposta de recomendação ao Governo, apresentada pela CDU, para a inclusão no Plano Ferroviário Nacional (PFN), da ligação entre aquela cidade e Guimarães.

Os vereadores socialistas reconheceram a necessidade da ligação, mas pediram que na proposta, nesta fase, constasse apenas o pedido dos fundamentos técnicos que levaram o Governo a não a incluir no PFN.

“Poderá haver motivos válidos, não sabemos”, justificou o vereador socialista Adolfo Macedo, defendendo que só depois de conhecidos os fundamentos técnicos é que se deveria avançar, ou não, com a exigência de inclusão da ligação. Para Adolfo Macedo, a proposta da CDU, tal como foi apresentada, “parece mais chicana política”.

Por isso, e uma vez que a CDU não se mostrou disponível para reformular a proposta, o PS votou contra. A maioria PSD/CDS absteve-se, tendo o presidente da câmara explicado que a sua equipa está “mais inclinada” para uma solução que passe pelo metro de superfície ou pelo BRT (também conhecido por metrobus)”.

“Não concordamos com a proposta da CDU, mas também não obstaculizamos”, disse Ricardo Rio, para justificar a abstenção da sua bancada.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.