“Ligação Braga-Guimarães caminha a passos largos para ser o aeroporto de Lisboa do Norte”, afirma Ricardo Rio

| Norte
Porto Canal / Agências

O Presidente da Câmara de Braga foi, esta quinta-feira, convidado da Manhã Informativa do Porto Canal.

Ricardo Rio esteve recentemente em Bruxelas, onde defendeu a necessidade de existir uma descentralização das verbas do plano de recuperação e resiliência, realçando que é necessário perceber o que está a falhar na aplicação destes fundos.

O autarca minhoto abordou também a ligação entre Braga e Guimarães, afirmando que a mesma caminha a passos largos para ser tornar uma espécie de aeroporto de Lisboa no Norte, com a agravante desta ligação, que já é falada há vários anos, não ser suportada por estudos rigorosos que sustentem a decisão.

Recorde-se que, na passada segunda-feira, a Câmara de Braga chumbou uma proposta de recomendação ao Governo, apresentada pela CDU, para a inclusão no Plano Ferroviário Nacional (PFN), da ligação entre aquela cidade e Guimarães.

Os vereadores socialistas reconheceram a necessidade da ligação, mas pediram que na proposta, nesta fase, constasse apenas o pedido dos fundamentos técnicos que levaram o Governo a não a incluir no PFN.

“Poderá haver motivos válidos, não sabemos”, justificou o vereador socialista Adolfo Macedo, defendendo que só depois de conhecidos os fundamentos técnicos é que se deveria avançar, ou não, com a exigência de inclusão da ligação. Para Adolfo Macedo, a proposta da CDU, tal como foi apresentada, “parece mais chicana política”.

Por isso, e uma vez que a CDU não se mostrou disponível para reformular a proposta, o PS votou contra. A maioria PSD/CDS absteve-se, tendo o presidente da câmara explicado que a sua equipa está “mais inclinada” para uma solução que passe pelo metro de superfície ou pelo BRT (também conhecido por metrobus)”.

“Não concordamos com a proposta da CDU, mas também não obstaculizamos”, disse Ricardo Rio, para justificar a abstenção da sua bancada.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.