Siaco declarada insolvente. Trabalhadores passam a ter direito a fundo de desemprego

Porto Canal
A fábrica Siaco, produtora de calçado, em São João da Madeira, que fechou portas esta segunda-feira e deixou mais de uma centena de trabalhadores sem emprego, já foi declarada insolvente pelo Tribunal de Oliveira de Azeméis.
O JN avançou, esta terça-feira, que a empresa foi formalmente declarada insolvente pelo Tribunal de Oliveira de Azeméis. A administração da Siaco apresentou uma lista de credores, que inclui uma imobiliária, duas instituições bancárias, EDP e IAPMEI. Os interessados, incluindo os funcionários, têm 30 dias para reclamar os possíveis créditos.
Uma vez declarada a insolvência, para além dos créditos, os trabalhadores poderão reivindicar a atribuição da documentação para o fundo de desemprego.
A fábrica Siaco tinha fechado portas, na manhã da passada segunda-feira, sem deixar documentação de desemprego aos seus mais de 100 trabalhadores, que foram apanhados de surpresa.
Na semana anterior, os funcionários tinham ficado em casa para usufruto de férias, devido à falta de encomendas nesse período, o que já era uma prática habitual na empresa.