Turquia. Grupo de alunos e professores da escola da Póvoa de Varzim já estão de regresso

| Mundo
Porto Canal

Um grupo de alunos da Escola Secundária de Rocha Peixoto, na Póvoa de Varzim, foi apanhado pelo sismo que abalou, na madrugada se segunda-feira, a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia e próximo da fronteira norte da Síria.

Juntamente com duas professoras, os seis jovens deslocavam-se para a Turquia ao abrigo do programa Erasmus+ para empreendedores talentosos no mercado de trabalho, mas na madrugada de domingo tudo mudou.

Neste momento, estão a viajar para Ancara, onde vão fazer escala e apanhar um outro voo para Istambul. Só depois vão regressar ao Porto.

Ao Porto Canal, Clementina Ferreira, professora da Escola Secundária de Rocha Peixoto, na Póvoa de Varzim, explicou que de imediato perceberam da situação que estava a acontecer. “Quando já estávamos mais ou menos calmos, pensando que a situação estava mais segura, aconteceu o segundo (tremor de terra)”. No local onde a professora, a colega e outros seis alunos da escola secundária estavam hospedados, a situação estava controlada, o ambiente era normal e o grupo disse ter estado em segurança.

No entanto, não muito longo, “numa rua transversal onde estávamos, um dos nossos alunos viu um prédio de 17 andares a colapsar”.

A Embaixada de Portugal em Ancara continua a tentar identificar e localizar os cidadãos portugueses que estão no país.

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.